O que devo levar em consideração antes de escolher uma bota para motocross?

O que devo levar em consideração antes de escolher uma bota para motocross?

Depositphotos_128984722_m-2015

Uma das primeiras coisas que um motociclista deve providenciar para fazer motocross é o equipamento. Capacete, protetor para as costas e luvas são alguns deles. Mas são as botas que fazem toda a diferença na performance na trilha. Independentemente do nível de pilotagem de cada um, elas protegem os tornozelos e sustentam todo o impacto da trilha.

Por isso, preste atenção ao escolher seu equipamento. Elas podem ser subestimadas e a escolha errada cria bolhas enormes nos pés e prejudica a articulação. Continue lendo este artigo e entenda o que levar em consideração antes de escolher uma bota para motocross.

Bota para motocross: tão importante quanto o capacete

Durante a prática do motocross, algumas quedas podem ser inevitáveis. Nesse sentido, tão importante quanto o capacete é a bota para motocross. Estes modelos especificamente têm uma proteção especial para evitar que os pés e tornozelos sejam esmagados pelo peso da motocicleta. Muitas delas contam, inclusive, com biqueiras de metal para esse propósito.

Proteção articulada nos tornozelos

Assim como o material rígido que protege a integridade dos seus pés e tornozelos, as articulações também devem ser preservadas. Por isso, uma bota para motocross de qualidade deverá ser projetada para que o seu tornozelo fique seguro sem prejudicar que ele se movimente. É importante que você consiga pilotar sem que a bota o atrapalhe, mas também é fundamental que elas evitem torções ou contusões mais graves.

Solado adequado para motocross

Parte da sensação de segurança de um piloto enquanto pratica o motocross é devido à aderência do solado da bota aos pedais da motocicleta. Isso e a boa pegada das luvas faz com que o equipamento se torne uma extensão do corpo e os movimentos de piloto e máquina aconteçam naturalmente. Para que você não perca essa sensação, procure uma bota para motocross que tenha o solado adequado. Eles devem ter ranhuras para aumentar o atrito com o apoio para os pés.

Conforto é carinho para os pés

Mesmo com toda a importância de todos os itens já descritos neste texto, nada substitui a sensação de sentir o conforto da bota ideal. O sentimento é de que elas foram feitas exatamente para os seus pés. Isso é o resultado de uma bota de qualidade, no tamanho certo e pensada para a sua finalidade.

Fechos seguros e regulados aos pés

Importante na compra de qualquer calçado, mas principalmente para escolher a bota para motocross mais adequada, experimentar faz toda a diferença. Além de sentir todo o conforto oferecido por cada modelo, você poderá testar o fechamento das presilhas. Elas podem ser em plástico ou metal, mas devem principalmente fechar corretamente e contornar seus pés e pernas firmemente. Não é apertado e nem solto, apenas a quantidade certa para que a bota não saia dos pés e você se sinta seguro.

bota para motocross é acima de tudo um item de segurança. Ela deve ser usada absolutamente todas as vezes que você for pilotar a sua moto. Quando for escolher a sua, levem em consideração fatores como conforto, solado e proteção adequada para pés e tornozelos. Você está à procura de uma bota para motocross? Compartilhe nos comentários quais são os modelos que você prefere!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.