O guia sobre os melhores produtos de limpeza para motos

O guia sobre os melhores produtos de limpeza para motos

produtos de limpeza para motos

Se você é um verdadeiro motociclista, preocupa-se em manter sua moto em perfeitas condições, fazendo manutenção regularmente e lavando o veículo toda vez que ele estiver sujo.

Para fazer uma limpeza adequada, é necessário usar os produtos adequados, pois certos produtos podem ser nocivos a algumas peças da moto. E, se não tomar cuidado, mesmo o piloto mais dedicado pode cometer esse erro e usar um produto inadequado.

Acompanhe esse guia de melhores produtos de limpeza para motos e não se engane mais!

Os desengordurantes e os lubrificantes

Os desengordurantes são produtos usados para limpar a corrente da moto. Eles ajudam a remover a graxa acumulada na corrente, bem como os resíduos oleosos. Também deixam uma película resistente à corrosão, que protege a pintura, o verniz e todos os elementos metálicos.

Depois de passar o desengordurante, recomenda-se usar um bom lubrificante para que a corrente continue a rodar mais livremente. Lubrificantes ajudam a dar brilho e contribuem para evitar desgaste e corrosão.

Os lubrificantes envolvem óleos para diferentes peças:

E assim por diante. Os lubrificantes, além de óleos, envolvem os aditivos,desengripantes, fluidos e silicones.

Os aditivos

Os aditivos usados na radiador têm função anti fervura e antioxidante; os que são usados no motor ajudam na limpeza, prevenindo contra o acúmulo de sujeira que se forma durante a queima de combustível. Em alguns casos, pode elevar a potência e o torque do motor. Os aditivos de óleo contribuem para reduzir o atrito causado pelas peças mecânicas da moto.

Os desengripantes

Os desengripantes reduzem o atrito entre as peças da moto, eliminado sujeira e água acumuladas, bem como previnem contra a ferrugem e eliminam ruídos desagradáveis. Podem ser aplicados em dobradiças, parafusos, rolamentos, fechaduras, correntes, eixos, freios, terminais, embreagens, carburador.

Os fluidos

Existem fluidos específicos, como o fluido de freio e o fluido de embreagem. São aplicados nos sistemas hidráulicos e resistem ao envelhecimento. Podem absorver água da umidade relativa do ar, apresentando viscosidade ideal para temperaturas extremas (altas e baixas temperaturas).

Os silicones

Os silicones são produtos de limpeza para motos cuja finalidade é, além de limpar, proteger e renovar peças plásticas e feitas de borracha. São disponibilizados na forma de spray.

As melhores marcas de lubrificantes

Existem boas marcas de lubrificantes, como:

  • Motul;
  • Motorex;
  • Putoline;
  • Shell;
  • Wurth;
  • Castrol;
  • Mobil;
  • Black Brasil.

Os outros produtos de limpeza para motos

Outros produtos de limpeza para motos são os polidores, que dão brilho e restauram as peças cromadas e de alumínio. É o caso do MC Care E6 Chrome & Alu Polish (Motul).

Há também os limpadores de couro e os produtos que conferem mais proteção, como os removedores de inseto, os limpadores de assento, os limpadores de aros, os eliminadores de riscos, os antideslizantes (para correias), os limpadores de rodas e motor, os limpadores a seco.

As esponjas, as escovas e os panos

As esponjas serão usadas nas áreas mais amplas, que são mais resistentes e acumulam menos sujeira, ou seja, na lataria e no quadro da moto.

As escovas devem ser usadas nas áreas restantes, pois alcançam fendas mais difíceis e arestas, evitando que áreas delicadas sejam esfregadas com muita força. As pinças de freio, os amortecedores, os canos de descarga e o motor são regiões que podem ser limpas com escovas.

Costuma-se usar a escova para aplicar lubrificante na corrente e um pano de microfibra para espalhá-lo, melhorando a absorção.

Deve-se usar água limpa para a lavagem e, em caso de usar mangueira, não se deve direcionar o jato diretamente nas partes mais vulneráveis. Para lustrar a moto, o ideal é um pano de camurça ou estopa para limpar resquícios de água do enxague.

Você já está usado os melhores produtos de limpeza para motos? Utiliza alguma das marcas que foram citadas acima? Deixe seu comentário!

2 comentários sobre “O guia sobre os melhores produtos de limpeza para motos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.