Motocross: Conheça o equipamento necessário para praticá-lo

motocross-of-nations-e1378487450311

O Motocross é um esporte radical que chama muito a atenção por ter ganhado tamanha proporção em tão pouco tempo no Brasil. Trazido para o território nacional na década de 70 o Motocross trata-se de uma prova realizada em circuitos fora da estrada, com obstáculos considerados naturais.

Algumas dicas de equipamentos para Motocross são fundamentais para aqueles que querem iniciar no esporte. Confira agora o que você precisa saber, comprar e desenvolver para começar a pilotar.

Para quem pensa que o Motocross não exige preparo físico uma surpresa: o bom condicionamento físico do motociclista é indispensável. Os primeiros passos para conseguir fôlego ao encarar o Motocross é manter a qualidade do sono, evitar a ingestão frequente de bebidas alcoólicas e comer bem.

 Peça número um: A moto!

A maior dúvida que aflige os iniciantes do Motocross é qual moto escolher. Nos dias de hoje as motos estão evoluindo cada vez mais e quanto mais recursos, mais técnica é necessária para a execução do percurso.  O mais indicado para aqueles que desejam começar do zero no esporte é o modelo 125cc.

É comum pessoas indicarem que você comece direto com uma 450cc 4 tempos por ser mais moderna e possuir alguns diferencias, entretanto ela demanda um nível maior e mais experiência e tempo de pilotagem, além de um mecânico específico que entenda do modelo e mais gastos com revisões e peças. Por isso, para começar a andar mesmo, aposte na 125cc, você não vai se arrepender.

Modelos como Yamaha TT-R 125LWE, criada especialmente para off-road, com o peso aproximado de apenas 83 kg, o que facilita ainda mais a aprendizagem de jovens iniciantes. Neste caso procure utilizar os acessórios para motos Yamaha.

Já a Honda CRF 230F é um modelo um pouco mais pesado com 107 kg a seco. É indicada para adultos que estão iniciando no Motocross e em terrenos acidentados ela tem suspensão de 240 mm.

Suzuki disponibiliza para os iniciantes o modelo DR-Z 125L. A moto de quatro tempos é equipada com propulsor monocilíndrico. O tamanho de suas rodas dianteira e traseira de 19” e 16” são favoráveis para atletas de menor estatura. Infelizmente este modelo ainda não é encontrado no mercado brasileiro.

 Acessórios indispensáveis

As peças e acessórios para motos das quais você não pode esquecer são itens básicos, mas que fazem toda a diferença na hora de pilotar. Para a moto preocupe-se em verificar o posicionamento de algumas peças-chave como o guidão, que deve estar um pouco a frente, os manetes que devem estar localizados abaixo do guidão, o pedal de freio, pedal de marcha e a altura dos garfos na mesa.

Para a segurança e integridade física do motociclista procure uma loja de acessórios para motos e compre os principais objetos que você precisará. Pode parecer um pouco óbvio, mas os equipamentos individuais necessários são o capacete, um dos principais componentes que garante a segurança de partes muito sensíveis do corpo, o colete que atua na proteção do tórax e ombros, calça e camisa especiais com ventilação e revestimento específico na parte interna que permite que a roupa não grude no corpo em caso de contato com água e/ou suor, cinta, óculos, luvas e bota para motociclista, além de proteção especial para o joelho. Dedique uma atenção especial na hora de comprar as botas. Existem várias marcas de botas para motociclista, por isso analise bastante e invista numa bota de boa qualidade que geralmente tem proteção nas canelas e ponteira de metal. É importante também checar o solado da bota que pode ser desenvolvido para a prática de motocross ou para enduro.

Está pronto para encarar uma nova aventura sobre duas rodas? Se você tiver alguma dica de equipamento necessário para esta modalidade não deixe de compartilhar  conosco nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.