Moto Street: Como comprar tênis de pilotagem

capacetes e protetores de coluna sejam, sem duvidas, itens primordiais de segurança para motociclistas, a maioria das lesões desses pilotos ocorrem nos membros inferiores. Por isso não existe nada melhor do que uma bota que traga segurança e conforto para o piloto. Cada tipo de atividade demanda um calçado diferente e faremos aqui um guia para que você, nosso leitor, possa escolher aquele ou aqueles que adaptam melhor a sua rotina e exigências. Nesse guia vamos levar em consideração os pontos que julgamos mais importantes durante a escolha de uma bota ou tênis de pilotagem. Confira!

Solado não dobrável

Um ponto importante para a escolha de um tênis de pilotagem é ter conhecimento de que o solado não é dobrável lateralmente. O solado rígido protege o seu pé contra um impacto, queda ou até mesmo de uma queda parado – em que a moto cairia em cima de uma de suas pernas. Ele permite que seu pé permaneça sempre reto dentro do tênis de pilotagem, evitando torções, deslocamentos ou quebras do membro. A maleabilidade da bota deve ser notada apenas na ponta e no sentido linear.

Proteção de canela

Uma proteção rígida na parte da canela do tênis de pilotagem, ponto muito sensível da perna, é extremamente indicada para quem faz uso da moto tanto na cidade quanto na estrada.

Ao proteger a canela de impactos o tênis de pilotagem faz para o piloto o mesmo que uma “caneleira” faz para um jogador de futebol, mantendo a integridade óssea e cartilaginosa em caso de quedas ou impactos.

Múltiplas Estruturas

Existem tênis de pilotagem que possuem duas estruturas: as internas e as externas. A estrutura interna faz o serviço de proteção e impede alguns movimentos que seriam prejudiciais a integridade física do piloto em caso de uma queda. Já a estrutura externa protege contra os impactos e normalmente é a prova d’água.

Os tênis de pilotagem de dupla estrutura são comumente usados para altas velocidades ou viagens de longas distancias.

Altura do Cano

A altura do cano do tênis de pilotagem, além de modificar o tipo de segurança que a bota dá – protegendo ou não a canela – também é um fator de escolha. Os tênis de pilotagem de cano alto para o dia a dia normalmente não são muito versáteis, por chamarem muita atenção e não agradarem aqueles que usam a motocicleta como meio de transporte para ir para realizar as atividades diárias.

Como escolher o seu tênis de pilotagem

Levando em conta as dicas acima preparamos um apanhado de alguns tênis de pilotagem e modelos indicados para cada situação:

Certamente um desses modelos de tênis de pilotagem vai se encaixar perfeitamente em suas necessidades do dia a dia e na sua disponibilidade de investimento. Qual deles é o seu favorito, ou o mais útil para você? Conta para a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.