Moto street: 5 acessórios essenciais

Moto street: 5 acessórios essenciais

As motos street são muito usadas no perímetro urbano, principalmente pelos motoboys, que usam a moto como meio de trabalho. Devido ao fato de serem motos usadas no trânsito interno, dentro de uma cidade, é fundamental que apresentem certos acessórios.

A ausência de alguns acessórios pode resultar mesmo em penalidades, como multas, pois o uso desses acessórios é obrigatório por lei (Resolução 14/1998 do CONTRAN, Conselho Nacional de Trânsito). Veja 5 acessórios essenciais para usar em uma moto street!

1. O farol dianteiro

farol dianteiro é um dos itens obrigatórios em qualquer moto street. O farol pode ser de cor branca ou amarela. Ele deve ser usado mesmo durante o dia a fim de reduzir as possibilidades de acidentes.

farol xênon é proibido no Brasil apesar de ser considerado um dos mais potentes, pois ilumina três vezes mais que o farol comum. A lei brasileira proíbe o farol de gás xênon porque alega que a luz emitida por ele pode ofuscar a visão e provocar acidentes no trânsito.

Mas, quando o veículo já sai de fábrica com farol de luz xênon, a lei brasileira não faz nenhuma objeção.

2. As lanternas

São essenciais a lanterna na parte traseira, de cor vermelha, e a lanterna de freio, também de cor vermelha.

Certos motociclistas modificam as cores dessas lanternas, pintando-as com cores mais personalizadas, que destaquem sua motocicleta entre outras motocicletas.

Porém, essa individualização do veículo é proibida e é, portanto, considerada como infração de trânsito, passível de penalidade.

Também são obrigatórios indicadores luminosos de mudança de direção namoto. Esses indicadores luminosos devem ficar na parte dianteira e na traseira. Na parte traseira, é fundamental realizar uma manutenção cuidadosa para que o funcionamento seja ideal, iluminando bem a placa.

Apesar de o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não definir dimensões específicas para essas lanterninhas, elas devem permitir que a moto street seja avistada pelos outros motoristas.

street

3. A antena corta-pipa

antena corta-pipa também assim é fundamental para as motos street. É um dispositivo obrigatório para quem transporta passageiros na garupa do veículo e para quem realiza atividades remuneradas de frete.

A finalidade dessa antena é evitar acidentes com linhas de pipa, sejam ou não compostas com cerol (mistura de cera com vidro).

A antena corta-pipa deve ser instalada próximo ao guidão.

4.  O bagageiro/baú para uma moto street

Outros acessórios importantes para uma moto street são o bagageiro e o baú. O bagageiro, feito principalmente em metal, deve ser instalado na parte traseira da moto. Sobre ele, coloca-se o baú, acessório que serve para objetos diversos.

Para quem usa o veículo como meio de transporte de encomendas, o bagageiro e o baú são itens indispensáveis. Existem diversos modelos de baú, alguns com design bastante modernizados. O mais importante, no entanto, é conferir a segurança do produto, ou seja, ele deve armazenar e proteger todos os objetos em seu interior.

O encosto para baú também é um item importante, que permite conforto ao passageiro.

5. Os espelhos retrovisores

Os espelhos retrovisores são acessórios obrigatórios para a moto street e devem ficar em ambos os lados. Ainda é muito comum vermos motos circulando pelas ruas sem retrovisores ou com retrovisores muito pequenos, insuficientes para sua finalidade.

O motociclista que andar sem retrovisores ou com espelhos muito reduzidos corre o risco de ser autuado. Sendo muito pequeno, o próprio corpo do motociclista pode atrapalhar a visualização do reflexo na parte de trás.

Não há especificação quanto às dimensões do espelho retrovisor, mas ele precisa ser eficiente.

Sua moto street já conta com todos esses acessórios? Já foi penalizado por não usar algum item obrigatório? Aproveite e faça seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.