Moto off road: kit de ferramentas básicas

Encarar uma trilha é tarefa fácil, o difícil é estar preparado para os imprevistos que podem acontecer no meio do caminho, entre eles a moto dar defeito. Nessas horas ter um kit de ferramentas básicas à mão é fundamental para sair do apuro.

Por isso, preparamos um kit de ferramentas básicas para a sua moto off road.

Chaves básicas

Dois itens fundamentais no kit de ferramentas básicas são a chave phillips e a chave de fenda. Isso porque você pode precisar apertar algum parafuso com a cabeça de estrela, no caso da Phillips, ou ainda parafusos convencionais para a chave de fenda. É importante que você conheça sua moto off road, para levar apenas as chaves que correspondam aos tamanhos dos parafusos necessários.

Chave de boca

chave de boca é outro item imprescindível. Isso porque ela pode salvar na hora de fazer alguns ajustes em parafusos de cabeça sextavada da sua moto. Tenha um conjunto de chaves sextavadas variadas entre suas ferramentas básicas, preferencialmente entre os números 8mm e 13mm, assim você estará munido de uma variedade que pode suprir as necessidades da moto.

Alicate

alicate é uma ferramenta que pode ser usada muito além dos apuros da moto, nunca se sabe quando terá que cortar algum arame pelo caminho. Tenha sempre um bom alicate, amolado, no kit de ferramentas básicas, ele pode te tirar de apertos.

Alicate de pressão

Mais um item fundamental no seu kit de ferramentas básicas é o alicate de pressão. Isso porque ele pode ser um excelente auxiliar na hora de afrouxar um parafuso muito apertado na sua moto off road. Além de poupar tempo na tarefa, ele pode ser mais eficiente que outras ferramentas.

Chave para vela

Nunca se sabe quando a vela vai te deixar na mão e começar a falhar. Por isso tenha sempre no kit de ferramentas uma vela reserva e uma chave para remoção adequada, não é muito recomendado utilizar chaves de boca porque elas podem causar danos à peça. Assim, leve com você preferencialmente a chave original, cuja qualidade você conhece e pode ser utilizada com melhor eficácia.

Chave allen

A chave allen, ou hexagonal, é uma ferramenta multiuso que pode ajudar na hora de sair do sufoco. A chave allen é mais uma das opções para afrouxar ou apertar parafusos sextavados internos. Como elas são pequenas, não vai ocupar muito espaço entre suas ferramentas ter um pequeno kit com chaves de 5mm a 8mm.

Ferramentas extras

Mas não adianta levar todas as ferramentas se não tiver um kit extra de parafusos e porcas para substituir os que se soltaram pelo caminho. Outros itens também podem ajudar a sair de apuros, como fita isolante, um pequeno rolo de arame e emendas para corrente.

Já separou seu kit de ferramentas básicas para te tirar daquela enrascada durante as trilhas? Os problemas mais comuns em moto off road podem ser solucionados com seu kit, mas claro, ele não substitui uma boa revisão na suamoto off road periodicamente. Você já passou pro algum problema e foi salvo pelo seu kit de ferramentas? Conte para nós pelos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.