Receba dicas grátis!

Moto Naked ou Esportiva: qual comprar?

Para comprar a melhor moto, é essencial conhecer os seus objetivos e expectativas. Com essas informações, é mais fácil definir o que se encaixa nos seus interesses, de modo a fazer uma boa aquisição.

Nesse cenário, duas opções principais se destacam: a esportiva e a naked. Muito diferentes entre si, elas são adequadas de acordo com o estilo de quem a pilota.

Quer saber se é melhor comprar uma moto naked ou uma esportiva? A seguir, descubra como decidir!

Quais as características da moto esportiva?

As motos esportivas, como o próprio nome aponta, são indicadas para a prática de certos esportes. Elas são projetadas para vencer a resistência do ar e, geralmente, contam com cilindradas maiores. A preocupação, aqui, não está no gasto de combustível ou no conforto da pilotagem. O principal interesse é a performance, que deve ser a mais ampla possível.

No geral, elas são voltadas para as ruas e estradas pavimentadas. Ao mesmo tempo, buscam atingir velocidades maiores. Então, fazem sentido em ambientes de competição, já que não há limite de velocidade nesses locais.

Convém não confundir o modelo com a moto de motocross. Essa é do tipo off-road, voltada para a aventura e para a prática em terrenos acidentados ou que não são asfaltados.

E da moto naked?

Já a moto naked é uma espécie de adaptação da versão esportiva. Ela começou a aparecer nos anos 70, a partir de modificações nos modelos de alta velocidade. O seu principal destaque é a falta de carenagem.

Tal elemento ocupa a parte dianteira da moto e tem como objetivo aumentar a proteção contra o vento. Em geral, a carenagem é colorida e também está ligada à estética da moto. Na versão naked, os componentes mecânicos são deixados à mostra e o visual é mais simples e rústico. Outro ponto é a sua forma de pilotagem. Em relação à esportiva, é uma opção que traz uma posição natural e, para muitos, mais confortável.

Qual é a alternativa ideal?

Entre moto naked ou esportiva, não existe uma resposta definitiva sobre qual é a melhor. Como dito, tudo depende dos seus interesses, das suas expectativas e das suas necessidades.

Quem deseja dirigir no cotidiano, como pelas ruas da cidade, deve optar por uma naked. Ela funciona muito bem no ambiente urbano e garante desempenho associado ao custo-benefício.

A moto naked também é mais indicada para pessoas que buscam conforto e comodidade na hora de pilotar. Como a posição não é tão “deitada”, há uma sensação melhor ao longo do uso.

Por outro lado, a esportiva é essencial para quem deseja participar de competições ou dar os primeiros passos nesse sentido. Quanto maiores forem as cilindradas, maiores são a potência e o preço.

Além disso, é uma opção adequada para quem vive pilotando na estrada. Como ajuda a proteger do vento com mais intensidade, garante um conforto maior. Então, é preciso levar tudo isso em conta.

Entre a moto naked ou a esportiva, o ideal é comprar aquela que se adapta às suas exigências e expectativas. Como são muito diferentes, ao reconhecer as suas necessidades já ficará fácil decidir qual é a melhor.

Para você, qual é o modelo adequado? Deixe sua opinião nos comentários!

Adicionar comentário