Qual a importância de ter uma antena corta pipa na moto?

Qual a importância de ter uma antena corta pipa na moto?

Um dos perigos mais graves para os motociclistas é a linha coberta com cerol usada nas pipas feitas pelos jovens. O cerol é uma mistura de vidro moído com cola de sapateiro, cuja finalidade principal é cortar as linhas das pipas de outros garotos.

A antena corta pipa é um dispositivo que confere maior segurança ao motociclista contra esse perigo. Saiba mais sobre esse assunto, lendo o post!

O perigo escondido

Fazer pipas, arraias, papagaios é um divertimento muito antigo. Sua origem é milenar. No entanto, essa não é uma brincadeira inofensiva. Quando praticada dentro da cidade, oferece riscos para as próprias crianças e jovens, pois as linhas podem se envolver em fios elétricos e também oferecer prejuízos a terceiros, pois as linhas enroladas nos fios elétricos podem causar distúrbios no fornecimento regular de energia.

Outra grande ameaça que as pipas oferecem é contra os motociclistas. Existem dois tipos de linhas que ameaçam a integridade física e até a vida de quem anda sobre duas rodas.

A linha de cerol, que falamos no início, é a mais comum e pode efetivamente cortar o pescoço de uma pessoa. A linha chilena (que já é proibida em alguns lugares) é ainda mais perigosa. É feita a partir de uma mistura de cola de sapateiro com limalha de ferro, cujo poder cortante é ainda maior que o do cerol.

A linha fica no chão e, muitas vezes, é imperceptível para o motociclista. Repentinamente, ela pode subir e atingir o rosto ou o pescoço dele, causando graves lesões ou mesmo danos fatais.

Além dos motociclistas, os ciclistas e os pássaros são vítimas dessas linhas. Os carros também podem sofrer danos nas peças de borracha e plástico, mas seus ocupantes, felizmente, estão a salvo.

Um crime que não é bem controlado

Na verdade, o uso de linhas de cerol ou de linha chilenas já é considerado crime, mas mesmo assim os jovens ainda praticam o ilícito. A polícia tem dificuldades de controlar essa prática.

Dessa forma, muitos comerciantes vendem o produto. Como boa parte de quem pratica o esporte é menor de idade, isso também facilita as infrações, considerando que a legislação oferece a eles um tratamento diferenciado, mais brando.

A intenção é acabar com a comercialização dos produtos, mas ainda é uma tarefa difícil de realizar.

A antena corta pipa: uma boa solução

A peça consiste em um recurso bastante eficaz para proteger o motociclista dos riscos oferecidos por linhas de cerol ou linhas chilenas. Ela é provida de um estilete na ponta que corta a linha antes que ela alcance o motociclista ou a pessoa que vem na garupa.

Essa antena deve ser instalada no guidão do veículo, em uma posição adequada, diante do rosto do motorista e na altura ideal. Não adianta instalar a antena e dirigir a moto com ela baixada — ela deve ficar esticada para conferir a proteção necessária.

Uma das vantagens da antena corta pipa é que os preços variam e a maior parte tem um preço acessível. Além disso, existem diferentes modelos disponíveis no mercado. Existem antenas com seis estágios, outras com dois estágios. Há ainda as que são retráteis e reclináveis. Algumas vêm abraçadeiras, outras não. Geralmente, são confeccionadas em alumínio ou aço inox e podem ser instaladas no guidão ou retrovisor.

É um pequeno objeto que vai fazer toda a diferença para sua proteção. Em alguns locais e casos, o uso da antena corta pipa é obrigatório.

Já comprou sua antena corta pipa? Os meninos costumam empinar arraias ou pipas com frequência onde você mora? Faça seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.