Receba dicas grátis!

Guia dos pneus para motocicletas: qual o melhor para a sua?

Zelao Guia dos pneus para motocicletas qual o melhor para a sua

Os pneus são peças mais importantes da configuração de sua moto, e a má escolha deles podem resultar em prejuízos, acidentes e outros males durante a condução. Por isso é essencial que você saiba como escolher corretamente os pneus para a sua moto. Afinal, é a sua segurança e o seu bolso que estão em risco.

Preparamos um verdadeiro guia para você fazer bonito na hora de decidir comprar os pneus para motocicletas. Confira as dicas nas próximas linhas!

Escolhendo os melhores pneus para motocicletas

A primeira coisa para escolher os melhores pneus para sua moto é analisar qual o tipo de condução que você pratica. Você é um daqueles pilotos que gosta mais de viagens de aventura que exigem mais aceleração? Nesse caso os pneus rígidos são mais indicados. Prefere curvas e depende que a moto obedeça aos seus comandos de imediato? Os pneus macios são ideais para você.

Essa é uma ótima forma de decidir o tipo, mas alguns critérios ainda podem ajudar, como:

O tipo da sua moto

A melhor escolha de pneus para motocicletas também está intimamente relacionada com o tipo de moto usada. Uma coisa que poucos pilotos sabem é que cada pneu é testado e fabricado para um determinado tipo de moto em particular. Nosso conselho é que você consulte o manual do fabricante ou converse com algum especialista para lhe indicar o pneu mais apropriado para o seu tipo de moto.

Especificações técnicas do pneu

Não poderíamos deixar de citar nesse guia o quanto é imprescindível você verificar as especificações técnicas do pneu. Em resumo, ele precisa estar de acordo com as regras de condução, com o tipo de moto usada e com o tipo de terreno onde você costuma trafegar. Para isso você deve conhecer e interpretar basicamente os números que se encontram na lateral de um pneu.

Explicação sobre os números que se encontram na lateral do pneu:

Por exemplo, a medida 160/70 17 69H expressa uma série de informações importantes para o piloto. 160/70 representam a altura e a largura em milímetros do pneu; 17 é a dimensão do seu aro; o número 69 corresponde a 325 kg indica o índice de capacidade da carga; a letra H representa o código de limite de velocidade (nesse caso, que dizer que o pneu tem excelente desempenho até 210 km/h).

Compare os pneus

Pneus diferentes de diferentes marcas têm características peculiares, que atendem necessidades específicas. Existem pneus para motocicletas que têm paredes mais duras e ângulo maior de perfil, enquanto outros, paredes macias com perfil arredondado. Quando encontrar os tipos desejados, procure compará-los entre os diversos fabricantes. Assim será mais fácil perceber qual vai ao encontro de suas necessidades.

Sempre use as medidas originais

Para fechar nosso guia, aconselhamos que você sempre opte por medidas originais nos pneus de sua moto. Ao comprar pneus mais largos com o intuito de melhorar o visual, você pode acabar prejudicando a sua moto. Pneus para motocicletas fora das especificações originais tendem a desgastar prematuramente a banda de rodagem, e isso causa a quebra dos componentes principais, o que  significa prejuízo para o motociclista.

Esse foi o nosso guia para a escolha de pneus para moto. Alguma dúvida ou observação? Interaja com um comentário ou faça sua pesquisa aqui!

Adicionar comentário