Guia definitivo para lavar acessórios e equipamentos de motocross

Guia definitivo para lavar acessórios e equipamentos de motocross

lavar acessórios e equipamentos de motocross

O piloto deve manter seus equipamentos e acessórios de moto bem guardados e lavados para garantir sua eficiência e durabilidade. Mas, como deve ser realizada essa limpeza? Quais produtos devem ser usados? Que cuidados os pilotos devem tomar? Se você ainda tem dúvidas, vale a pena ler este post e se esclarecer!

Veja como lavar acessórios e equipamentos de motocross da forma correta!

Lavar acessórios e equipamentos de motocross: manutenção preventiva

Lavar acessórios e equipamentos de motocross é uma forma de manutenção preventiva, pois sujeira, graxa e fuligem desgastam muito rapidamente partes fundamentais do veículo, como rolamentos, corrente, vedações, pinhão e outros acessórios.

Da mesma forma, o piloto deve cuidar de seus equipamentos, como capacete, botas, calças e outras coisas, sem os quais ele não pode praticar motocross sem se arriscar desnecessariamente.

Pulverizar e enxaguar a moto

O primeiro passo é pulverizar o veículo com um produto apropriado. Pulverize o banco, as peças plásticas, os pneus e as rodas, o quadro, a balança traseira e o guidão.

Nos acessórios em que a graxa se acumula muito, o recomendável é passar um desengraxante ou óleo específico – é o caso do pinhão, da corrente, da coroa e de outros locais onde se costuma passar lubrificante de corrente, que atrai muita sujeira.

Depois, enxague toda a moto, sem esquecer a tampa do escape, pois água acumulada contribui para oxidação e também pode entrar no motor, causando problemas maiores.

Lavar a moto e seus acessórios

Antes de começar a lavagem, proteja a caixa de filtro de ar, evitando que a água ou outros elementos penetrem no carburador e no motor.

Para lavar, use somente um pano ou flanela macia e sabão ou detergente neutro. Para determinados acessórios onde a graxa e a sujeira se acumulam muito, recomenda-se o uso de escovas: pinhão, coroa, corrente, balança traseira, rodas.

Se quiser, poderá usar máquinas de pressão, mas deve tomar cuidado para não arrancar os gráficos de plástico, nem furar o banco. Pode usar a máquina na corrente, coroa e pinhão, mas sempre passe desengraxante antes. Já nos rolamentos e na parte elétrica, não é bom aplicar o jato diretamente. O jato deve ficar, no máximo, a 30 cm da moto.

Depois da lavagem

Continuando a primeira parte do guia de como lavar acessórios e equipamentos de motocross, vamos chegar às etapas finais de lavagem de acessórios. Enxague de novo a moto, conferindo como estão as partes inferiores do para-lamas, balança traseira e proteção do motor.

Para secagem, pode usar uma toalha de banho e dê acabamento com um pano de microfibra. O ar comprimido ajuda a tirar a umidade das partes mais difíceis como motor e componentes elétricos. Não deixe a moto secar sozinha, nem à noite.

Finalmente, use spray de silicone nos plásticos e passe lubrificante na corrente, pinhão, coroa e rolamentos.

Lavar equipamentos de motocross

Os equipamentos de motocross também devem ser lavados sempre que forem usados para aumentar sua durabilidade e colocados para secar na sombra e não no sol:

  • Roupas: macacões devem ser lavados com sabão neutro (a proteção interna pode ser retirada e lavada com sabão em pó na máquina de lavar); jaquetasem cordura devem ser lavadas com sabão em pó e amaciante na máquina de lavar.
  • Luvas devem ser hidratadas, umedecidas com cera líquida e lavadas, colocadas para secar pelo avesso na sombra;
  • Botas devem ser limpas com pano úmido, lavadas com sabão neutro e receber hidratante e cera líquida.
  • Capacete deve ser lavado com detergente neutro e a viseira e o casco devem ser polidos (o forro interno pode ser limpo com pano úmido em detergente).

Como faz para lavar acessórios e equipamentos de motocross? Deixe as suas dicas!

lavar acessórios e equipamentos de motocross

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.