Receba dicas grátis!

Guia de boas práticas para rodar com passageiro em uma moto

Zelão Guia de boas práticas para rodar com passageiro em uma moto

O motociclista deve dirigir com cuidado, prestar atenção à sinalização e ao limite de velocidade, ter cuidado nas ultrapassagens, respeitar a faixa de pedestres. Essas atitudes significam responsabilidade com sua própria vida e a dos outros (e significa mais segurança para sua moto também).

Quando ele tem que rodar com passageiro em uma moto, essa responsabilidade duplica! Por isso, preparamos um pequeno guia para você seguir. Confira!

Confira todos os equipamentos

Um dos primeiros cuidados que se deve ter para rodar com passageiro em uma moto é certificar-se de que todos estão providos dos equipamentos necessários. O passageiro deve estar tão equipado quanto o piloto, ou seja, com:

Oriente o passageiro para subir, descer e manter-se na moto

Oriente o passageiro a subir e descer sempre pelo lado esquerdo do veículo, evitando o escapamento. Uma boa recomendação é sempre pisar na pedaleira para subir e descer da moto e permanecer com os pés apoiados sobre as pedaleiras ou plataformas durante o trajeto. Além disso, ele só deverá subir na moto após sua autorização e sempre avisar quando for descer. Caso a moto tenha um baú ou encosto, poderá apoiar a mão nele para facilitar a subida.

Para segurar-se na moto, poderá usar as alças traseiras, abraçar o piloto ou colocar as mãos sobre seus ombros, mas de modo que não o atrapalhe.

Ensine o comportamento que o passageiro deve ter na garupa

Para rodar com passageiro em uma moto, ele deve manter sempre as costas retas, o pescoço ereto e o olhar direcionado para frente (quando mover a cabeça, deve manter o corpo firme). Em motos com encosto, ele pode ficar com as mãos cruzadas ou apoiadas sobre o joelho. Deve evitar ficar se balançando para não prejudicar o equilíbrio do veículo.

Nas velocidades maiores, o passageiro deve ficar mais próximo do piloto, pois essa atitude reduz turbulências provocadas pelo vento e centraliza o peso sobre o banco. Também deve evitar falar nessas velocidades.

Veja dicas para o piloto que vai rodar com passageiro em uma moto

Seguem algumas dicas especiais para o piloto:

  • Ajuste seu veículo para a carga adicional;
  • Instale pedaleiras ou plataformas de boa qualidade;
  • Não peça ao passageiro para subir na moto com o descanso lateral em contato com o chão (isso pode contribuir para enterrar o pezinho no solo, dificultando seu recolhimento e exigirá de você mais força para inclinar a moto no outro sentido e recolher o pezinho, podendo levar inclusive ao tombamento);
  • Não ligue a moto antes do passageiro subir (caso aconteça o tombamento, é melhor que o veículo esteja desligado);
  • Mantenha os pés firmemente assentados sobre o chão e mantenha uma boa postura para receber o garupa;
  • Acione o freio dianteiro durante a subida do passageiro para evitar inclinação da moto;
  • Em baixas velocidades, o piloto precisará usar de algumas habilidades para controlar a moto com o passageiro;
  • Mantenha controle sobre a aceleração, realizando mudanças suaves de marcha, de modo que o passageiro não perceba;
  • Procure frear de forma suave também, evitando que o corpo do passageiro “caia” sobre o seu (fato comum nas frenagens bruscas, que podem levar até ao tombamento em baixas velocidades).

Procure seguir esse guia quando for rodar com passageiro em uma moto! É preciso cautela de ambas as partes! Encerre este post com chave de ouro, deixando seu comentário.

Adicionar comentário