Entenda quais são as modalidades do off-road

motocross bike in a race representing concept of speed and power in extreme man sport

Você é apaixonado por motos? Então, se prepare! Neste texto explicaremos, com detalhes, tudo para você saber identificar e diferenciar as modalidades de competições off-road.  Ao contrário do que se imagina, o universo do motociclismo “off-road” tem diversas modalidades, é bem segmentado. O mais interessante é que, apesar das coisas em comum (terra, lama, barro, moto), algumas podem ser completamente diferentes.

A ideia aqui é fazer um guia rápido e básico sobre as modalidades e cada tipo de categoria. Acompanhe com atenção e aproveite para conhecer ainda mais sobre o universo do motociclismo off-road.

Motocross e Arena Cross

Talvez, o motocross seja a modalidade off-road mais famosa do Brasil. Geralmente, suas competições são realizadas em pistas fechadas com distâncias que podem chegar a 1,5 km e que incorporam características naturais do terreno. Saltos, curvas, retas e costelas, assim como o “table top”, na linha de chegada são característicos da modalidade.

Outra particularidade do motocross é que suas corridas ocorrem tradicionalmente em pistas molhadas. As baterias da modalidade podem durar até 20 minutos. As largadas das baterias são verdadeiros espetáculos, marcantes para quem assiste. As motos de entrada da modalidade são as motos 50cc, pilotadas por crianças acima de sete anos.

O Arena Cross é a versão brasileira do Supercross norte-americano. As provas dessa modalidade são disputadas em pistas montadas, artificiais, que costumam ser feitas em estádios.

Freestyle

O Freestyle Motocross é uma variação do Motocross que se concentra na execução de manobras acrobáticas e saltos. Pilotos que se destacam por saltos no Motocross costumam se aventurar nessa modalidade. Estilo, nível de dificuldade da manobra, melhor uso do percurso e reação dos espectadores são os quesitos avaliados pelos juízes nessa modalidade.

Cross Country

Trilhas, atalhos, estradas vicinais, morros, pistas de motocross, não importa o piso nessa modalidade off-road – o importante é ter habilidade. Nessamodalidade, pilotos têm que unir velocidade, habilidade e resistência.

Enduro

O Enduro é uma modalidade off-road que exige regularidade e resistência em percursos com obstáculos naturais, veredas, pistas ou estradas abertas à circulação normal. Competidores têm que seguir um caminho pré-determinado no menor tempo possível.

Velocross

Essa modalidade off-road é bastante parecida com o motocross, mas é disputada em pistas sem obstáculos. Aqui, os pilotos utilizam pistas de terra, mas o que vale é a velocidade.

Rally

Esta é uma competição disputada com motos especiais e que visa o alcance de um percurso a outro em duas categorias: velocidade ou regularidade. Os pilotos podem vencer nessa modalidade off-road percorrendo o trecho no menor tempo possível ou mais próximo possível de um tempo predeterminado.

Trial

Nesta modalidade, colocar o pé no chão significa perda de pontos. Considerada um “circo” sobre motos, a ideia é que o piloto faça o máximo de acrobaciaspossíveis. A pista tem obstáculos naturais e íngremes em um pequeno espaço.

Agora que você já conhece as principais modalidades do off-road, é só escolher a sua preferida e acompanhar. Agora, se você é praticante e precisa de equipamentos pra o seu enduro de fim de semana, navegue em nosso portal e escolha os melhores!

Um comentário em “Entenda quais são as modalidades do off-road

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.