Receba dicas grátis!

Dicas de Limpeza para a sua moto off road

Um bom dia de trilha é sinônimo de emoção, lama dura e uma moto literalmente irreconhecível tamanho a sujeira do passeio. Para que sua moto off road não seja danificada pela sujeira é importante fazer uma limpeza geral logo depois da trilha, evitando corrosão ou problemas em parte elétricas e mecânicas e também deixando a  moto off road  pronta para encarar a próxima jornada.

Muitos motociclistas iniciantes acham que basta jogar uma água com uma mangueira de pressão, dar um banho de sabão e secar a  moto off road que estará tudo limpo e em perfeito estado de funcionamento, mas isso é um grande erro. Com o tempo se revela que essa atitude sai extremamente cara na substituição de peças e acessórios por desgaste. É claro que esta também é uma etapa importante e deve ser feita, mas existem cuidados específicos que devem ser realizados periodicamente para garantir um bom funcionamento, uma boa estética da motocicleta e evitar dor de cabeça no futuro. Pensando nisso, fizemos uma lista de cuidados específicos de limpeza para sua  moto off roadque devem ser tomados após cada passeio. Confira!

Cuidado com o jato d’agua

Ao utilizar uma mangueira de alta pressão em motos off road, você deve se atentar para o escape e o filtro de ar, evitando jogar agua sob pressão nesses pontos. Além disso, cuidado com os seus adesivos e com a lubrificação dos rolamentos que não podem ser afetados pela limpeza diária da moto.

Espere o motor esfriar

Existe muita gente que diz que o motor quente ao entrar em contato com a água fria pode “trincar”. Essa situação nem sempre é verdadeira, haja visto que em diversas provas ou trilhas existe a necessidade de passar com sua  moto off road por uma cachoeira ou rio em que este contato ocorre.

Durante a lavagem a importância que deve-se dar para o resfriamento do motor é pela segurança, ao evitar queimaduras ou acidentes durante a limpeza, e deixar que o motor resfrie naturalmente, o que a longo prazo é considerado mais “saudável” para o equipamento.

Limpe os freios, embreagens e velas com produtos especializados

O bom funcionamento dos freios, da embreagem e das velas é crucial para o sucesso da sua  moto off road em uma trilha e o correto cuidado na lavagem pode garantir que estes componentes durem por mais tempo com 100% da sua capacidade. Um bom produto para se limpar estes componentes é o Break Clean P2 da empresa Motul, potente desengordurante sem cloro para discos e tambores de travão, embreagens e velas. O produto elimina de maneira eficaz o óleo, a gordura, liquido dos travões, alcatrão e pó.

Limpeza dos contatos

Os contatos elétricos garantem o perfeito funcionamento de toda a parte elétrica da  moto off road, acessórios e bateria. O contato dessas partes com a água pode fazer com que ocorra corrosão e mal funcionamento. Sendo assim, o mais indicado é utilizar um limpador de contatos e garantir o perfeito funcionamento de toda a parte elétrica da  moto off road. O spray aerossol faz a limpeza correta do contato e cria uma camada protetora que impede a corrosão e o desgaste por intemperes.

Lubrificação da corrente

A correta lubrificação de uma corrente garante que esta tenha uma vida útil muito maior e responda da melhor maneira possível quando exigida. Pensando nisso, após cada lavagem em que a água entrará em contato com a corrente diminuindo a sua lubrificação, é interessante utilizar um lubrificador de correnteque deve ser aplicado após a secagem de toda as engrenagens e da própria corrente.

Agora que você já tem todas as dicas de como fazer uma limpeza exemplar e conservar a sua  moto off road garantindo durabilidade e desempenho, o que falta é colocar em pratica o aprendizado. Como você costuma limpar a sua  moto off road? Conta para a gente!

Adicionar comentário