Desengripante: para que serve?

Desengripante: para que serve?

desengripante

Quem é apaixonado por motociclismo e coloca as duas rodas no asfalto ou na terra, sabe a importância da manutenção de todo o equipamento. Afinal de contas, eles devem funcionar perfeitamente para que nada de inesperado aconteça e atrapalhe os seus momentos de lazer. Nesse sentido, não apenas a manutenção e revisão regular na oficina mecânica são importantes, mas também os cuidados que você tem dentro de casa.

Para te ajudar a manter tudo dentro dos conformes, preparamos um conteúdo completo sobre desengripante. Veja agora para que ele serve e como usar esse produto.

O que é o desengripante?

desengripante é uma espécie de lubrificante. Ele é usado em diferentes tipos de situações dentro de casa, da garagem, e entre elas está a manutenção da moto. Funciona como um xarope que tomamos contra a gripe e a garganta inflamada. E nesse ponto, para usá-lo é importante que você conheça o funcionamento do seu equipamento e compreenda onde o lubrificante deve ser aplicado e em quais situações ele é recomendado.

Sendo mais específico, ele atua no impedimento da ferrugem. Ou seja, impede que ela inicie um processo de corrosão do seu equipamento e que, posteriormente, pode levar à necessidade de substituição das peças. Também é fundamental para eliminar ruídos e rangidos que indicam o excesso de atrito entre duas peças. Quando isso acontece, a possibilidade de desgaste também é grande e pode ser eliminada com a aplicação do desengripante.

desengripante

Como limpar a moto com desengripante?

Imagine a seguinte situação: você sai para uma trilha que tem todas as características para tornar a sua aventura ainda mais eletrizante. São obstáculos na pista, tipos diferentes de solo (terra, areia, lama, pedregulhos) e água em certos pontos (córregos, chuvas ou poças). Depois de algumas horas nesse caminho, a sua moto certamente ficará impregnada com detritos e sujeiras de todos os tipos. E não podemos simplesmente passar água e sabão em todos os componentes dela para limpar, não é mesmo?

Em casos assim, o desengripante é o seu melhor amigo. Quando aplicado na corrente, parafusos, rolamentos, embreagens, eixos, freios e no carburador, eles fazem um verdadeiro milagre da limpeza. Principalmente se existir o acúmulo de água e sujeira que podem iniciar um processo de corrosão muito prejudicial para o seu equipamento.

Como aplicar esse produto?

Na grande maioria das vezes, o desengripante é vendido em forma de spray. Começando por esse ponto, a facilidade de aplicação será imensa. Mas ao mesmo tempo, pode acabar espalhando o produto por áreas que não deveriam recebê-lo. Por isso, antes de começar o processo, certifique-se de que o chão está protegido, ou de que você está num local que pode ser sujo de óleo. Também é importante verificar, ainda no momento da compra, se ele tem aditivos que servirão ao seu propósito, como os anticorrosivos, antioxidantes e antiumectantes.

Para aplicá-lo, coloque o spray a uma distância de cerca de 15 centímetros do local e direcione o jato para a peça específica que você deseja lubrificar. Em alguns casos, pode ser necessário utilizar um prolongador para que você consiga acessar o local correto da aplicação. Durante todo o tempo que ele for usado, e quando estiver armazenado, lembre-se de que o desengripante é um produto inflamável e que está sob pressão dentro da lata. Por isso, mantenha-o fora de áreas de calor e o guarde em local arejado e livre da incidência de luz solar.

O desengripante é o melhor amigo do motociclista que se preocupa com a manutenção da moto. Um mesmo produto é capaz de salvar as peças contra a corrosão, oxidação e danos causados pelo excesso de água nos componentes da moto. Por isso, sempre que voltar de uma trilha ou da estrada com os amigos, cheque toda a sua moto e avalie se ela precisa de mais uma dose de desengripante.

Você costuma cuidar da manutenção e limpeza da moto dentro de casa? Conte nos comentários quais são os seus hábitos nesse sentido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.