Descubra tudo sobre Kenji Ekuan, o criador da Yamaha V-Max

Descubra tudo sobre Kenji Ekuan, o criador da Yamaha V-Max

Zelao-Descubra-tudo-sobre-Kenji-Ekuan-o-criador-da-Yamaha-V-Max

Yamaha V-Max é uma moto da categoria Roadster que foi projetada pelo japonês Kenji Ekuan. O primeiro modelo foi lançado em 1984, mas sua produção se iniciou somente no ano seguinte e de forma exclusiva para os Estados Unidos. Possuía um potente motor V4 e 140 cv. Passou por alterações em 1993 e 1996 (essas últimas de natureza predominantemente estéticas) até ser lançado o novo modelo de 2008-2009, com mais cilindradas, motor de 200 cv, sistema ABS integral, controle de tração, embreagem antitravamento e suspensões multi-reguláveis.

Seu criador morreu em 2015. Conheça um pouco mais de sua vida!

A célebre garrafa de molho de soja

Kenji Ekuan estudou na Universidade Nacional de Tóquio, onde se formou em música e artes plásticas em 1955. Em 1957, abriu seu próprio escritório de designer industrial: GK Associados (hoje, GK Design Group).

Antes da moto, veio a garrafa. Em 1961, desenvolveu um projeto famoso, a garrafa de molho de soja Kikkoman. A garrafa em forma afunilada com tampa vermelha tornou-se muito popular, revelando-se prática e eficiente. Essa garrafinha icônica foi desenvolvida em homenagem à sua mãe, que derramou, certa vez, molho shoyu ao usar uma garrafa de meio litro.

Outras criações

Além da famosa garrafinha e da Yamaha V-Max, Kenji Ekuan desenvolveu outros projetos, como:

  • O trem-bala Komachi, que une Tóquio ao norte do Japão;
  • A linha de aeroporto de Narita Express;
  • Diferentes equipamentos de áudio;
  • Logomarcas para várias empresas.

Filosofia de Kenji Ekuan

Para esse designer, os produtos devem refletir a relação entre os seres humanos e as coisas que o envolvem, de forma a promover sempre o bem-estar do usuário e servir como inspiração para cada indivíduo.

Para ele, os produtos não devem apresentar somente uma função utilitária, mas refletir a identidade e os desejos da pessoa humana, contribuindo para um processo de autodescoberta.

Antes de tornar-se designer, Kenji Ekuan foi monge budista. A sua arte foi inspirada pela tragédia provocada pela bomba de Hiroshima, que matou seu pai e seu irmão. Ele refletia em seus desenhos o desejo de liberdade e democratização.

Compasso d’Oro

Por sua indiscutível contribuição aos setores de tecnologia e design, o criador da Yamaha V-Max recebeu o prêmio Compasso d’Oro. O Compasso d’Oro, promovido pela Associação Italiana de Design Industrial (ADI), é um prêmio bastante influente na área.

O surgimento da Yamaha V-Max

Kenji Ekuan desenvolveu diversos modelos de motos para a Yamaha (a GK Design há muito tempo é responsável por essa tarefa), mas nenhum ficou tão famoso como a Yamaha V-Max.

Yamaha V-Max (ou VMX 12) foi apresentada, pela primeira vez, em uma convenção de concessionários da Yamaha, em outubro de 1984. Desfilou pelo estacionamento e ruas internas do hotel MGM Grand em Las Vegas.

V-Max significa “Velocidade Máxima”.

Yamaha V-Max foi uma moto revolucionária, considerando tanto seu estilo como seu comportamento. Para o grupo que desenvolveu o projeto, o mais importante critério foi a aceleração, permitindo capacidade para fazer grandes arranques e retomar altas velocidades.

Durante 23 anos, a Yamaha V-Max passou por pequenas alterações até que o novo modelo de 10 de março de 2009 apareceu, apresentando consideráveis modificações em sua estrutura e comportamento.

Morte de Kenji Ekuan

Esse célebre e inventivo designer faleceu aos 86 anos, no dia 08 de fevereiro de 2015, no Japão, vitimado pela síndrome do nódulo sinusal. Alguns dias antes de sua morte, em comemoração aos 30 anos da Yamaha V-Max, a Yamaha lançou a V-Max Carbon.

O que pensa sobre Kenji Ekaun e suas criações? O que acha de sua famosa criação: a Yamaha V-Max? Aproveite os espaços a seguir e deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.