Receba dicas grátis!

Descubra 3 itens de segurança para evitar o roubo de motos

Zelao-Descubra-3-itens-de-seguranca-para-evitar-o-roubo-de-motos

Não é novidade para ninguém que o roubo de motos é o grande vilão de apaixonados por motocicletas. Principalmente nos grandes centros, muitos até dispensam o uso das motos por causa do grande índice de roubos e de furtos do veículo. Porém, para quem é apaixonado por moto, esse motivo não deve ser algo inibidor. Há técnicas, dicas e dispositivos de segurança que protegem o seu patrimônio, evitando, ou dificultando, os casos de roubos de moto.

No texto a seguir, veremos os principais itens de segurança para evitar o roubo de motos. Com essas dicas, você estará um pouco mais tranquilo para circular com a sua motocicleta sem se preocupar com o problema da segurança.

Para evitar o roubo de motos: travas e cadeados

É bastante comum vermos motocicletas amarradas em alguma coisa. Porém, apesar do baixo custo se comparado à contratação de seguros, por exemplo, o método pode ser considerado um tanto quanto arcaico. Pensando nisso, fabricantes desenvolveram correntes, travas e cadeados específicos para reduzir o risco do roubo de motosCorrentes reforçadas, com revestimento plástico, por exemplo, podem aumentar a vida útil da corrente, evitando seu desgaste e aumentando a sua eficácia.

Uma ótima opção para se prevenir de roubo de motos são as travas de disco ou de coroa. Você também pode usar cadeados para fazer esse papel. Elas são mais fáceis de transportar e, quando se comparadas com as correntes, são mais difíceis de serem violadas. Porém, aqui é preciso um alerta: não se esqueça de retirar a trava ao andar com a moto! Evite quedas.

Para evitar o roubo de motos: alarmes e rastreadores

Um mecanismo extremamente eficaz no combate ao roubo de motos é o alarme. Como as ações se desenvolvem muito rapidamente, o soar de um alarme pode salvar a sua moto. Eles são mais caros que travas e cadeados, porém podem ser mais eficazes que os mesmos. Alguns modelos contam até com um sensor de presença, dispositivo que acaba bloqueando a ignição da moto caso o alarme não esteja próximo.

Os rastreadores são ainda mais sofisticados que os alarmes. Sistema funciona como um GPS e permite rastrear a moto pela internet. Rastreadores mais sofisticados permitem que o dono da moto seja avisado, via e-mail ou mensagem SMS, caso a moto saia de um perímetro pré-delimitado.

Para evitar o roubo de motos: marcação de peças

Essa medida é a mais preventiva de todas. Para inibir a ação de bandidos, recomenda-se que o motociclista marque as peças de sua moto. O ato de gravar o número do chassi em várias partes da moto é considerado o melhor método de segurança passiva.

Podemos ver no texto que todo cuidado é pouco na hora de se prevenir contra roubo de motos. Suas ferramentas contra o crime podem ser simples como um cadeado, uma corrente ou a marcação de peças, ou sofisticadas como um alarme ou rastreador, mas é importante que você use alguma delas.

Navegue em nosso blog e veja outras dicas para você andar de moto sossegado, sempre de olho na segurança física, material e pessoal.

Adicionar comentário