Curiosidade: saiba por que não existem mais motos à diesel

Curiosidade: saiba por que não existem mais motos à diesel

Zelão Curiosidade saiba por que não existem mais motos à diesel

O diesel é um dos tipos de combustíveis mais consumido no mundo. Em praticamente todos os países, a frota é predominantemente movida com ele, exceto as motos.

Por causa de algumas limitações mecânicas, quase não existem motos à dieselno mundo. Atualmente existem algumas poucas marcas que fabricam motos à diesel, mas a grande maioria é movida por outros combustíveis. Confira por que elas deixaram de ser fabricadas.

O peso do motor

Um dos principais problemas relacionados a veículos à diesel é o peso do motor. Em carros, ainda é possível super o problema, mas nas motocicletas pode ser um problema muito grande.

Os poucos modelos que existem chegam a pesar mais de 300kg, mais que o dobro de uma moto 125cc, por exemplo. Dessa forma, não seria viável produzir motos à diesel em larga escala, pois não atendem a maioria do público. Apenas as motos mais potentes e grandes suportariam esse tipo de motor.

Outros problemas das motos à diesel

Além do peso do motor, existem outros problemas apresentados por motos à diesel: o superaquecimento do motor e a forte vibração.

O aquecimento talvez seja um dos principais problemas, pois a proximidade do motor com o corpo do piloto podem causar acidentes durante o percurso. Já a vibração pode acabar gerando instabilidade na moto, sendo mais difícil manter o controle sobre ela em pistas mais difíceis ou para pilotas sem muita força física.

Marcas aventureiras e a produção de motos à diesel

Atualmente, são poucos os modelos de motos à diesel, restrito apenas a poucos modelos, como a Track T-800, da holandesa Track Diesel Motorcycles. Pesando 225kg, é uma moto potente com baixo consumo de combustível, chegando a 30km/L, em um tanque com capacidade para 19L. Mas o modelo não é produzido em larga escala e, infelizmente, é pouco provável de se encontrar uma rodando pelo Brasil, por causa da legislação vigente.

O diesel no Brasil

Mesmo que existam algumas poucas motos à diesel, elas não poderiam circular no Brasil. Desde a década de 1970, ele está proibido para veículos de passeio no país. Isso por causa dos elevados preços do petróleo naquela época, além de a quantidade necessária para produzir o diesel é maior do que para a produção da gasolina. Assim, o diesel se tornou exclusivo para veículos de carga e ônibus.

Além disso, simultânea a proibição de carros e motos à diesel, surgiu o ProÁlcool, programa do governo que estimulava a utilização de álcool como combustível. Outro fator era a associação do combustível à poluição, com a emissão de fumaças pretas pelos veículos.

Gasolina X Diesel

Uma das principais questões envolvendo o diesel, quando foi proibido no Brasil, era a alta emissão de poluentes. Porém, com o passar dos anos e as novas tecnologias, as emissões de poluentes caíram significativamente. Por exemplo, há 20 anos, o enxofre que compunha o diesel era de 13000 partes por milhão, hoje passou para 10, o que representa veículos menos poluentes.

A economia das motos à diesel também é significativa, os motores são de 25 a 30% mais eficientes que os motores à gasolina.

A tecnologia para a fabricação de motos à diesel ainda está evoluindo para que um dia seja possível encontrar em diferentes marcas no mercado, enquanto isso confira algumas dicas para melhorar o rendimento da gasolina.

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