Conheça os problemas mais comuns de motos off-road e saiba como evitá-los

Conheça os problemas mais comuns de motos off-road e saiba como evitá-los

 

Conheça os problemas mais comuns de motos off road e saiba como evita-los

Andar de motocicleta no estilo off-road pode significar aventura, trilhas, desafios e contato com a natureza. Normalmente, quem curte esse estilo de motociclismo gosta de viajar por estradas incomuns, caminhos isolados, em condições perigosas e com pouca movimentação. Quem gosta de moto off-road afirma: a sensação de liberdade ao pilotar e desigual, incrível!

Porém, como em todo tipo de viagem ou passeio de moto há de se preocupar com os possíveis problemas encontrados no caminho, principalmente nas motos off-road. Pensando nisso, preparamos um texto com os principais problemas encontrados nas motos off-road, para garantir que você entre de cabeça nessa aventura, com precauções e atitudes que podem evitar tais problemas. Leia com atenção e veja quais são, e como evitar, os principais problemas que podem ocorrer com uma motocicleta voltada para a modalidade off-road!

Problemas com as motos off-road: a moto caiu

É bastante comum que o motociclista que curte a modalidade off-road conviva com pequenos tombos e quedas durante o percurso de sua viagem ou passeio. Uma dica importante, uma das mais importantes, aliás, é o modo como você levanta a sua moto off-road em caso de quedas! Se você caiu, evite levantar sua moto pelo meio ou pela traseira dela. Levante-a pelo guidão, usando seu próprio corpo como alavanca.

Fique atento ao cabo do acelerador

Como a aceleração das motos off-road é bastante inconstante, o rompimento do cabo do acelerador é bastante comum nesse tipo de moto. Para evitar, lubrifique o cabo do acelerador com frequência, antes, durante e depois da trilha. Com isso, você reduz significativamente as chances de quebra. Se a sua trilha for mais longa, ou em caso de viagens, é importante que você possua um cabo reserva na bagagem. A substituição do mesmo é simples e pode salvar seu passeio!

Problema: a corrente quebrou!

Outro componente que costuma quebrar facilmente em trilhas ou estradas irregulares é a corrente. Se a sua moto off-road teve apenas uma das emendas da corrente solta, posicione uma outra emenda no local. Se a corrente arrebentar e você não tiver uma reserva, não tem jeito: reboque a sua moto off road. Uma dica para evitar ou reduzir os riscos da quebra ou rompimento da corrente é a lubrificação. Quanto mais ressecada estiver a corrente maior o risco de seu rompimento.

Cuidado com vazamentos do Radiador

Os vazamentos no radiador podem ocorrer por quedas das motos ou por pedras que venham a atingir a parte debaixo do motor das motos off-road. Para evitar esse problema na sua viagem e minimizar o risco é importante que a moto possua um protetor de radiador. Ele protegerá o motos e o radiador de sua moto off-road evitando danos.

Pneu furado pode ser um grande problema

Por se tratar de uma modalidade que utiliza caminhos, trilhas e estradas irregulares os pneus das motos off-road podem não resistir ao passeio. A primeira dica nesse caso é: antes do passeio ou da viagem, troque os pneus de sua moto! Prefira pneus sem câmara, eles são mais resistentes.  Leve também na bagagem um reparador para conserto rápido. Isso pode permitir que você rode mais alguns quilômetros até encontrar um borracheiro.

Gostou das dicas para evitar os principais riscos com motos off-roadAcesse o nosso site e veja quais são os melhores pneus para você encarar a sua aventura e até os reparadores ara uma possível emergência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.