Receba dicas grátis!

Conheça os diferentes tipos de motos off-road

As motos off-road são as motos utilizadas fora da estrada e que por isso estarão submetidas a condições mais intensas, como um terreno irregular ou mais seco. A prática do esporte motorizado é uma boa opção para quem gosta de aventuras e de experimentar novas sensações. Muitos praticam o off-road apenas por diversão, outros se engajam em competições bastante sérias – e muito acirradas.

Como os locais preferidos para o off-road são bem integrados à natureza e cheio de desafios para transpor, é essencial que o esportista esteja equipado com um veículo que aguente a pressão! Escolher a moto certa é fundamental para um bom desempenho off-road, garantindo segurança e também bons resultados. Você sabe dizer quais são as melhores motocicletas para essa aventura? Confira a seguir alguns tipos de motos off-road mais indicadas para a prática deste esporte!

Honda CRF 230F

A CRF 230 é uma das motos off-road com motor que suporta as exigências do esporte, além de freios e suspensão especificamente preparados para disputas iniciantes. Sua principal característica é não demandar do usuário larga experiência no esporte.

Honda CRF 250R

Combina potência, estabilidade e agilidade para desenvolver a máxima rapidez. Seu motor de 249cc dispõe de 4 válvulas e sistema de escape com saída dupla de amplo diâmetro interno, que permite maior velocidade na saída das curvas. Outras vantagens são a leveza e a capacidade reativa que aumentam o nível de resposta e aderência da dianteira. Indicada para motocross, enduros e trilhas.

Honda CRF 450F

Potência de uma moto grande e agilidade de uma moto pequena. Faz curvas com facilidade no solo e no ar além de oferecer excelente aderência. Permite maior controle sobre a potência do motor, de modo a adequá-lo às condições da estrada.

Yamaha YZ 450F

Moto especialmente projetada para competições de motocross, possui motor monocilíndrico  450cc, câmbio de 5 marchas e partida pedal. Possui tanque de combustível pequeno e não dispõe de aparelhagem como cavalete lateral ou farol. Apesar de sua indicação para disputas em motocross, a YZ 450 pode ser usada tanto para trilhas de entretenimento, como para competições.

Yamaha YZ 250F

Dispõe de motor 4 tempos com refrigeração líquida de 250cc. Excelente design, com disposição dos elementos que permitem maior centralização da massa, resultando em mais leveza aliada à maior rigidez. O escapamento com ponteira de alumínio mais curta garante respostas melhores em baixa rotação.

Kawasaki KX 250F

Motor de 249cc com pistão mais leve e resistente, originário dos protótipos de competição. Para ajudar no aumento da potência em alta rotação, a KX 250F usa curva de escape de alto volume; para aumento da potência em média e baixa rotação, contribui o injetor inferior com menor gotícula e maior área de spray.

Kawasaki KX 450F

É uma moto superpoderosa, a primeira com suspensão dianteira de mola pneumática. Permite arranque eficiente nas pistas escorregadias através do botão de arranque. Permite fácil ajuste do mapa de potência através das 3 fichas de ligação, adequando-o às suas necessidades. Construída para ser a primeira a chegar à meta-confirme com Ryan Villopoto.

KTM 250 SXF e KTM 450 SXF

A KTM 250 SXF apresenta suspensão dianteira leve 4CS, Shock traseiro WP5018 e linkagem usinada G, com as mesmas especificações dos protótipos de corrida, além de embreagem projetada para suportar mais pressão e desgaste. A KTM 450 SXF já se revelou eficiente em grandes competições graças ao seu motor compacto SOHC, de potência explosiva, mas controlada – foi o modelo escolhido pela equipe de fábrica americana no AMA Motocross 2013, 2014 e 2015.

Os tipos de motos off-road são diferentes entre si, mas guardam características importantes como o desempenho do motor no terreno off road acidentado, o peso menor para se conseguir melhor condutibilidade, mais facilidade para superar os obstáculos e cumprir bem as manobras. Para que o percurso seja feito com segurança é importante não se esquecer de acessórios como capacetes específicos para essa modalidade, além de utilizar os produtos certos, como os lubrificantes.

Esses são alguns modelos muito conhecidos por seu ótimo desempenho no off-road! Com qual desses tipos costuma fazer suas trilhas ou disputar corridas? Já guiou alguma dessas motos? Comente, deixando uma dica de moto off-road para os outros leitores! Em sua opinião, qual o melhor tipo de motos off-road?

Adicionar comentário