Conheça 6 modelos de motos de motocross que revolucionaram a modalidade

modelos de motos de motocross

O motocross é um esporte relativamente recente, mas que tem na história mudanças consideráveis nas motos. Seja com a incorporação de tecnologias de motocicletas de passeio ou mesmo no desenvolvimento de motos com o designer mais eficiente para o motocross, algumas mudanças nas motos mudaram a forma de praticar o esporte.

Listamos alguns dos principais modelos de motos de motocross que revolucionaram a modalidade, confira:

Husqvarna 400 Cross de 1970

Os anos 1970 foram marcados pela icônica Husqvarna 400 Cross, eternizadA pelo filme On Any Sunyday. Com motor de 2 tempo de 395cc, chassi leve e uma suspensão incomparável com os modelos da época, a moto entrou para a história do motocross.

Yamaha YZ250 de 1975

Quando foi lançada, a Yamaha YZ250 estava muito acima do preço de mercado das concorrentes, mas havia boas razões para isso. Ela foi o primeiro modelo a incluir o monoamortecimento em uma moto de motocross. Além disso, era equipada com as tecnologias mais modernas da época. Uma curiosidade sobre a cor da motocicleta é que a Yamaha produzia duas diferentes, a branca, para o mercado europeu e interno e a amarela para o restante do mundo.

Yamaha YZ250 de 1982

Outro dos modelos de motos de motocross que marcou a história da categoria foi a versão de 1975, que apresentava o que tinha de mais moderno na época, porém com o passar do tempo se tornou obsoleta e foi substituída por uma versão mais leve e com mais potência.

A Yamaha YZ250 de 1982 foi a primeira com motor dois tempos, o que tornou a motocicleta mais potente, agregado a ele veio também o sistema de refrigeração líquida.

Honda CR250R de 1988

Esse modelo pode ser considerado um marco na história das modelos de motos de motocross, ela é a primeira considerada da segunda geração. A dinâmica da motocicleta foi totalmente reajustada, com o abaixamento do tanque e do quadro, para a centralização da massa. Dessa forma ela se tornou mais fácil de ser controlada nas trilhas. Seu sucesso só não foi total por causa do motor, que apesar de renovado, não atendia às expectativas dos pilotos.

Yamaha YZ400F de 1998

O motor de quatro tempos, antes restrito às motos de passeio, foi incorporado ao motocross com a Yamaha YZ400F. Única no mercado com a capacidade de alcançar os 12000 rpm, se comparada às demais motocicletas da época, era a mais confiável e estável.

Honda CRF450R de 2002 e o último dos modelos de motos de motocross revolucionários

Junte todas as qualidades do motor quatro tempos e as qualidade que faltavam a ela, você terá a Honda CRF450R. Mais leve, menor e mais fácil de pilotar, ela não apresentava nenhum tipo de problemas de motor, freios, carburação e a dificuldade em pegar da YX400F. Por isso, ela não só revolucionou os modelos de motos de motocross na época em que foi lançada, como também, continua sendo uma das motocicletas favoritas de alguns pilotos.

Alguns modelos mudaram a história dos modelos de motos de motocross, mas existem diferentes tipos de motos off-road. Conheça alguns modelos de cada estilo, em nosso outro artigo.

Tem uma preferida entre elas? Deixe seu comentário contando qual delas, pra você, mais revolucionou o motocross mundial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.