Como medir a cabeça para descobrir o tamanho do capacete?

Como medir a cabeça para descobrir o tamanho do capacete?

Na hora de comprar seu capacete, é importante escolher o tamanho certo, que nem deixe o equipamento muito apertado, nem o deixe muito folgado, com risco de cair. Lembre-se de que a finalidade desse equipamento é proteger a cabeça e, nas dimensões erradas (muito apertado, por exemplo), ele pode provocar o resultado contrário e até causar algum dano.

Não é preciso ficar medindo um por um para escolher o melhor, inclusive porque essa técnica pode até falhar. O correto é medir a circunferência de sua cabeça para descobrir o tamanho de capacete ideal.

Dúvidas? Entenda melhor como você pode fazer isso!

Use a fita métrica para definir o tamanho do capacete

Para fazer a medição correta, o instrumento deve ser a fita métrica. A mesma usada para medir as dimensões de qualquer parte de nosso corpo. Você deve passá-la acima de suas sobrancelhas, contornando o crânio e tocando as pontas das orelhas. Mas não deve apertar muito a fita, pois assim a medição poderá sair errada.

A altura da fita deve permanecer em posição constante durante todo o processo de medição. Não é muito fácil efetuar esse procedimento, mas você pode pedir a ajuda de alguém ou ficar diante de um espelho para ter mais precisão sobre a posição da fita em torno da cabeça.

Anote a medida

Essa é a medida da sua cabeça. Anote-a para não esquecer. Caso você esteja efetuando sozinho esse procedimento, o ideal é cruzar as pontas da fita na frente da cabeça, na testa. Assim fica mais fácil ler a medida.

Após saber quais são as medidas, basta comparar com as opções de tamanho de capacete oferecidas pela loja.

A tabela de medidas para capacetes

No Brasil, uma tabela muito usada é a OMP. Muitas lojas costumam usá-la ou colocam diretamente o número do capacete, o que facilita para o usuário, que não terá que consultar a tabela e fazer comparações de valores.

Veja a correspondência entre a representação OMP, a representação no Brasil e os valores numéricos, relativos à circunferência da cabeça:

Na OMP:

  1. XX-Small / XXS;
  2. X-Small / XS;
  3. Small / S;
  4. Medium / M;
  5. Large / L;
  6. X-Large / XL.

No Brasil:

  1. PPP;
  2. PP;
  3. P;
  4. M;
  5. G;

E a circunferência da cabeça/capacete:

  1. 51 cm a 53 cm;
  2. 53 cm a 55 cm;
  3. 55 cm a 57 cm;
  4. 57 cm a 59 cm;
  5. 59 cm a 61 cm;
  6. 61 cm a 62 cm.

As pequenas diferenças que podem ocorrer ao definir o tamanho do capacete

Às vezes, podem acontecer pequenos desajustes quando se coloca o capacete na cabeça. Isso porque os formatos das cabeças também variam. Mas, de modo geral, a tabela funciona.

No caso de lojas que vendem usando diretamente a numeração, talvez seja mais fácil para o consumidor escolher. A numeração costuma ser sempre par. Assim, se a circunferência de sua cabeça mede 55 cm e estão disponíveis os capacetes de número 54 cm e 56 cm, qual é a melhor escolha, que tamanho de capacete deve ser escolhido?

Recomenda-se usar a numeração imediatamente anterior, ou seja, 54 cm. Isso porque o uso tende a alargar um pouco o capacete. Um capacete maior, por outro lado, ficaria com uma folga inconveniente. Apesar de alguns motociclistas preencherem esse espaço com alguma coisa (como um pedaço de pano), isso não é recomendável porque efetivamente não é uma prática segura.

Em casos de numeração conforme a tabela de medidas, como número 53 (que fica entre extremos), vale a mesma regra. Ao invés de comprar um capacete PP, compre um PPP.

E agora, você entende melhor como medir a cabeça para descobrir o tamanho de capacete correto? Já fez alguma compra errada?

Conheça todas as opções de capacetes que temos em nosso site!

Faça um comentário, dizendo o que achou do post!

Um comentário em “Como medir a cabeça para descobrir o tamanho do capacete?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.