Como evitar o vento frio durante uma viagem de moto: escolhendo as peças de roupa ideais

biker on a classic motorcycle in sepia tone effect

Só quem anda de moto sabe como é sofrido pegar estrada com vento frio. Mas, não é um ventinho que vai fazer você deixar a sua moto na garagem, não é mesmo? Então, veja abaixo algumas dicas para enfrentar de frente este terror dos motociclistas sem que ele não faça nem cócegas.

Dica #1 – Segunda pele

Aquele frio que você sente antes de sair de casa pode ser multiplicado por dez quando você começa a andar de moto. Para evitar este terrível desconforto, convém você usar várias camadas de roupa, sendo que a primeira camada será a segunda pele.

Antes de comprar a sua segunda pele, você precisa ter em mente duas coisas: a intensidade do vento frio que você vai enfrentar e se a grossura da segunda peleque você escolheu é adequada. A segunda pele esquenta bem, portanto se a intensidade do frio que você for pegar, não é tão grande, não vale a pena investir em uma. Mas, se o frio será intenso, preste atenção se o tecido  e as costuras são confortáveis, tenha em mente que ela será a primeira camada de roupa que você irá usar e ela cobrirá o corpo inteiro.

Quando for utilizar a segunda pele, lembre-se de utilizar roupas de pelo menos um número maior do que as que você usa normalmente.

Dica #2 – Jaqueta e calça

Além de dar um visual estiloso, as jaquetas são muito uteis na hora que o vento frio começa a bater. Quando for comprar sua jaqueta, procure uma que tenha um forro térmico. Existe no mercado jaquetas que possuem o forro removível, o que permite que ela seja usada tanto em dias frios, quanto em dias quentes.

A regra também vale para a calça, procure sempre uma calça com forro térmico removível, que a torna versátil para todas as situações.

Dica #3 – Luvas ajudam a controlar o vento frio

Apesar de muitos pilotos reclamarem da perda de sensibilidade com luvas mais reforçadas, no vento frio, além de perder a sensibilidade, os dedos ficam enrijecidos, chegando até a doer, o que atrapalha, em muito, a pilotagem. Se não quiser passar por isso, é bom investir em uma luva reforçada.

Dica #4 – Balaclava

Dependendo da intensidade do frio, o ideal é que você use balaclavas, como os pilotos profissionais. A balaclava é aquela máscara que vai proteger o seu rosto e o seu pescoço do vento frio.

Dica #5 – Em caso de chuva use equipamentos a prova d’água

Opte por equipamentos resistentes à água. Eles não são impermeáveis, mas ajudam você a segurar a onda em uma garoa, por exemplo. Os mais fáceis de encontrar são os confeccionados em poliester, que é tipo um poliéster reforçado, que seca facilmente e é mais leve que o couro. Mas fique atento, pois equipamentos como as jaquetas e as calças, devem ter protetores rígidos em sua parte interna.

Com essas dicas, você já pode enfrentar baixas temperaturas  o vento frio sem medo de ser feliz nem de congelar. Então, comece a comprar agora mesmo os seus protetores, antes que o inverno chegue.

E você? Já passou alguma situação desagradável no frio? Compartilhe a sua experiência em nossos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.