Como escolher roupas adequadas para usar em sua moto

Andar de moto é um ato que precisa de segurança. Pensando nisso, resolvemos esclarecer algumas dúvidas que você, motociclista, já deve ter tido algum dia. Quando falamos de roupas ou vestimentas para andar de moto, a dúvida sempre surge: qual roupa eu devo usar?

Como a moto é um veículo que deixa o motorista exposto e qualquer colisão pode machucar, é fundamental que o motociclista pense sempre em acessórios, roupas e equipamentos seguros. Mas, afinal, o que garante a segurança do motorista quando o assunto é a roupa ideal?

Uma coisa é consenso: toda roupa precisa ser bem reforçada e adaptada para a função que vai exercer. Portanto, também ao andar de moto, a roupa deve ser escolhida de acordo com a ocasião. Mas o que isso quer dizer? Se o motociclista for andar na cidade, a roupa deve ser uma. Já para a estrada, a opção deve ser outra. Mas o que avaliar na hora de fazer a escolha? Como escolher a melhor opção? Neste texto, vamos dar algumas dicas e esclarecer dúvidas sobre como escolher roupas adequadas para usar em sua moto!

Principais (e mais resistentes) tecidos de roupas adequadas para usar em sua moto

São três os principais tecidos escolhidos por motociclistas para pilotar suas motos são o couro, Cordura® ou jeans. O couro nada mais é que a pele de animais, utilizada como material para confecção de vestimentas e acessórios para humanos. O material é um dos preferidos dos motociclistas por conta de sua resistência. Há registros de peças feitas de couro encontradas no Egito que datavam de 3 mil anos a.C.

A Cordura® é nome de um tecido que conhecemos como poliéster. Esse material é bastante utilizado para a fabricação de mochilas, botas e até de vestimentas militares. Já o jeans é outro que entra na lista por conta de sua resistência e, principalmente, por conta de sua durabilidade.

Escolhendo a melhor roupa

Como já dissemos, as roupas adequadas para usar em sua moto devem ser escolhidas de acordo com a ocasião, ou seja, devem estar adequadas ao terreno e o clima que ele vai enfrentar. Aqui, vale uma dica importante: quanto menor a velocidade, mais leve precisa ser a roupa.

Se o piloto for fazer trilhas, por exemplo, a sua vestimenta precisa ser leve e folgada, para permitir que o ar circule melhor. Roupas leves também não permitem que e as proteções internas da roupa não saiam do lugar em caso de impactos. Aí vale a pena reforçar mais um detalhe importante: em caso de quedas, tais roupas devem rasgar mesmo. Ao serem destruídas, a roupa faz com que caneleiras e outros protetores que possam existir minimizem o dano ao corpo do motociclista.

Em caso de motos que andam em asfalto, a roupa precisa ser feita de poliéster. Esse material minimiza danos causados por situações de chuva ou de muito calor. Mas fique atento: roupas “resistentes à chuva” não são  “impermeáveis”. Roupas “resistentes” isolam de chuvas leves ou chuvas fortes por pouco tempo. As impermeáveis não estão condicionadas à questão do tempo e são feitas de pvc, plástico, borracha ou membranas impermeáveis.

O jeans não é um material muito seguro para usar em roupas de motociclistas, mas já existem calças com proteções integradas!

Não se esqueça das luvas e botas

Aqui estão dois acessórios fundamentais para vestimenta do motociclista consciente: as luvas e as botas. As luvas precisam ser fechadas e ter punho longo. Normalmente, as luvas são feitas de poliéster ou de couro. Já as botas devem ser feitas de couro. É recomendável também que as botas tenham zíper ou fechamento em velcro.

Agora que você já recebeu as dicas sobre quais são as roupas adequadas para usar em sua moto, é só escolher a sua opção. Navegue pela internet e escolha com segurança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.