Receba dicas grátis!

Como escolher os melhores pneus para competições de moto off-road

As competições de moto off-road são cada vez mais populares, mas para garantir bons resultados e até mesmo a segurança é preciso investir nos itens corretos. Um desses itens é o pneu, que será responsável por grande parte da estabilidade e desempenho da moto. Por isso, confira, no nosso artigo, como escolher os melhores pneus para competições de moto off-road.

Avalie as condições da prova

Para ter sucesso na escolha de pneus para competições de moto off-road é fundamental que você inicialmente saiba quais serão as condições da prova. Isso porque um local mais quente ou de solo mais rígido, por exemplo, irá necessitar de pneus diferentes.

Por isso, leve em consideração o tamanho do percurso, o estado do percurso, o solo e também a temperatura de uma maneira geral. Procurar informações sobre o clima no dia da prova também é importante, já que pneus para a chuva são diferentes de pneus para tempo seco.

Acerte no tamanho e na distância entre os dentes

Os pneus para competições de moto off-road são chamados de “biscoitados” porque possuem pequenos dentes em sua extensão. O tamanho e o espaçamento entre esses dentes, entretanto, é o que define para qual tipo de terreno ele é mais adequado.

Assim, terrenos mais firmes requerem dentes que sejam menores e mais próximos, garantindo a tração ideal. Já para terrenos intermediários ou quando você não sabe quais serão exatamente as condições, o ideal é escolher pneus que possuam dentes com tamanho e distância médios, garantindo a adaptação a diferentes condições. Já no caso de terrenos mais macios, como a areia, o ideal é escolher dentes maiores e mais espaçados, permitindo que os elementos do solo escoem por entre os dentes. Alguns dos pneus para terrenos macios, inclusive, possuem combinações diferentes de dentes para melhores resultados.

Não se esqueça da qualidade

Optar por pneus de qualidade também garante um melhor aderência ao solo, além de um desgaste desigual e, portanto, maior eficiência. Não menos importante, escolher pneus de qualidade também aumenta a segurança durante a competição, já que a maioria dos pneus oferece um sistema que previne o esvaziamento e, com isso, alguns acidentes comuns.

Escolha pneus que possuam menos desgaste

Quanto mais o seu pneu se desgastar durante a competição de moto off-road, maiores são as chances de você perder rendimento e, portanto, um tempo precioso. Por isso, procure escolher os pneus que ofereçam o menor desgaste para competições off-road, garantindo um rendimento constante ao longo de toda a prova.

Confira quais são os pneus ideais para a sua moto

Para o máximo de resultados também é importante utilizar os pneus que sejam mais compatíveis com o seu modelo de moto. Normalmente essa informação é dada pelo fabricante da moto e garante que você use o pneu certo para conseguir o máximo de eficiência.

Compre um reparador de pneus

Ter um reparador de pneus não faz exatamente parte de escolher os pneus para competições de moto off-road em si, mas é extremamente útil em caso de pequenos danos ao pneu para que você possa continuar a prova com o mínimo de prejuízos ao seu desempenho. Para isso, basta seguir as instruções do fabricante e conseguir a recuperação temporária dos danos causados por objetos durante o circuito.

A escolha de pneus para competições de moto off-road é fundamental para um bom resultado, já que eles serão componentes importantes do desempenho na prova. Assim, levar em consideração as condições da prova, o tamanho e o espaçamento dos dentes, a marca do pneu e seu desgaste são fatores fundamentais. Ter um reparador de pneus também ajuda que você não perca desempenho, além de garantir mais segurança.

Ainda em dúvidas sobre a escolha correta dos pneus? Não deixe de comentar, com suas questões!

Adicionar comentário