Como escolher o melhor pneu para motos off-road

Zelão - 12 de agosto - Como escolher o melhor pneu para motos off-road

Está na hora de comprar novos pneus para sua off-road? Lembre-se de que eles devem ser mais resistentes e devem estar adequados aos terrenos onde são praticados o esporte. Se você ainda tem dificuldades de escolher o modelo certo para você, confira essas ótimas dicas sobre como escolher o melhor pneu para motos off-road!

Os melhores pneus para terrenos macios

Pneus para motos off road com gomos menores e mais espaçados entre si são os ideais para os terrenos macios, com lama, areia ou terra fofa no trajeto. Ao girar, o pneu expulsa a lama, mas mantém a tração nas rodas. Os gomos menores penetram com mais facilidade no lamaçal.

Os pneus mais indicados para terrenos duros

Para os solos mais consistentes, os pneus off road que apresentam gomos maiores e mais próximos uns dos outros são mais indicados. Os gomos mais próximos e de tamanho maior permitem uma área de contato maior com o solo e, portanto, melhor aderência. Eles são indicados para solos pedregosos, com terra socada e também para ruas pavimentadas.

Alguns modelos dispõem, externamente, de uma camada de borracha mais dura, que evita o desgaste e, internamente aos gomos, de uma camada mais maleável de borracha que lhes proporciona boa durabilidade, impedindo que se quebrem.

Os pneus que se encaixam no nível intermediário entre a dureza e a maciez

Para o meio-termo, ou seja, para os terrenos que alternam entre áreas macias e duras ou têm terras sem tanta dureza ou enredamento, existem os pneus para motos off-road com gomos de tamanho médio e espaçamento mediano entre si.

Os gomos apresentam-se de maneira alternada, em tamanhos diferentes. Dessa maneira, conforme giram, permitem que os pneus tracionem com mais eficiência no terreno macio, como também no solo duro.

Observe se os pneus permitem fazer inversão

Alguns pneus para motos off-road possuem uma seta indicando o sentido da rotação. No caso, eles não permitem a inversão, ou seja, o pneu não gira no outro sentido (nesses casos é aconselhável evitar fazer a inversão, pois poderá causar acidente). Se deseja fazer uso da inversão, escolha pneus que não possuam tal seta indicativa.

A inversão permite que os gomos não sejam desgastados somente de um lado, mas de ambos, contribuindo para uma morfologia mais eficiente dos gomos.

Confira o tamanho do pneu

As principais medidas dos pneus para motos off-road referem-se a seu diâmetro e são determinadas em polegadas – 17”, 18”, 19”, 21”, por exemplo. Vale considerar algumas informações adicionais, que especificam as medidas da largura e da altura dos pneus. Observe no produto como vem expressa a relação entre as medidas. Por exemplo:

  • 4.00-17 significa que o pneu tem 17 polegadas de diâmetro e 4 polegadas de largura (100mm);
  • 100/90-19 significa que o pneu tem 19 polegadas de diâmetro, 100 mm de largura e 90 mm de altura.

Observe a calibragem do pneu

Para motos off-road, a pressão aconselhável para calibragem do pneu fica em torno de 15 libras. Essa poderá ser a calibragem da moto ao sair da loja, mas depois talvez seja necessário calibrar de acordo com o tempo de uso, condições do terreno e do tempo.

Por exemplo, se for praticar esporte em um dia de chuva, você poderá reduzir a pressão para 10 lbs, ajudando a melhorar a tração.

Com a ajuda dessas dicas, você acredita que consegue escolher o melhor pneu para suas motos off-road? Não se esqueça de contar sempre com um produto de qualidade! Compartilhe conosco suas experiências na escolha desse equipamento para sua moto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.