Como escolher as melhores vestimentas para andar de moto em dias de chuva

Portrait of a young motorcyclist is holding a helmet posing isolated on white background.

Sair de casa para andar de moto é uma verdadeira surpresa, afinal, ninguém consegue dizer ao certo como estará o clima. No Brasil, então, onde o clima é tropical e úmido, isso é impossível. Um dia pode começar belo e ensolarado e terminar com chuvas torrenciais. Quando chega a chuva, então, é hora de encostar a moto e vestir a sua roupa adaptada para evitar que o corpo fique molhado, evitando o risco de hipotermia.

Assim como todas as roupas feitas para andar de motocicleta, as roupas apropriadas para a chuva também devem ser vistas como itens de segurança. Ou seja, independente do material com a qual é fabricada, a roupa deve ser resistente. No texto a seguir, nós lhe daremos dicas importantíssimas para você, motociclista, andar de moto em dias de chuva!

A melhor opção de peças: poliéster

A maioria esmagadora de motociclistas utiliza capas de chuva feitas com poliéster ou nylon para andar de moto. O nylon é a opção mais barata, porém pode não proteger 100%. Dependendo do nível e do tempo que a chuva leva para terminar, essa opção pode não ser tão efetiva como se espera. O efeito do sol também pode ressecar as capas feitas de nylon, reduzindo a durabilidade da peça. Mas há peças no mercado que garantem a impermeabilidade. Capas de chuva feitas com nylon emborrachado, por exemplo, além de proporcionar maior conforto, quando revestido com malha em poliéster, garante maior conforto ao motociclista.

Calças, jaquetas, botas e luvas impermeáveis são os mais indicados para andar de moto em dias chuvosos. Além de impermeáveis, essas peças também costumam ter proteções contra impactos.

Conjuntos

Mas só com uma jaqueta impermeável eu já estou 100% protegido da chuva ao andar de moto? Não! É preciso usar conjuntos para garantir o corpo seco. Existem no mercado conjuntos de calças e jaquetas para moto que se encaixam como peças únicas, vedando completamente o corpo do motociclista. Esses são os macacões de couro.

Couro na chuva?

As jaquetas para moto ou capas de chuva feitas de PVC ou Nylon possuem impermeabilidade em seus materias de composição, sendo no próprio tecido ou por membrana interna impermeável. A jaqueta pode ficar molhada, mas seca mais rápido e não retém água. Material é mais flexível e maleável, dando mais liberdade de movimentos para o motociclista. As roupas feitas de couro não são recomendadas para andar de moto na chuva. O material, que já é o mais pesado, pode ganhar ainda mais peso quando encharcado. Portanto, lembre-se: couro na chuva? Nem pensar!

Agora é com você! Escolha a melhor opção custo-benefício para você sair por aí de motocicleta, faça chuva ou faça sol!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.