Checklist: O que verificar antes de partir para uma aventura!

checklist

Todo bom aventureiro está sempre pronto para dizer sim para cair na estrada. Os motociclistas que se jogam pelas estradas nacionais e internacionais são os campeões em enfrentar adversidades. Mas quando o assunto é segurança não dá para brincar em serviço.

De qualquer maneira você precisará estar muito atento ao funcionamento da moto, seja viajando sozinho ou acompanhado. Se você estiver viajando sozinho será fundamental que a moto não te deixe na mão, já que sozinho tudo fica ainda mais complicado. E se você estiver acompanhado a responsabilidade é igual (ou até maior) porque você tem uma vida – que não é a sua – sob sua responsabilidade. Por isso checagens básicas podem evitar transtornos gigantes como um acidente grave. Evite viajar com pressa, mas caso seja necessário prepare o transporte.

Burocracia – documentos

Antes de ir para a parte prática não deixe de verificar se os documentos da moto e do motorista estão em dia. Parece bobagem, mas ser parado na estrada e não estar com a documentação correta pode ser um contratempo inesperado e chato de resolver.

Sistema de transmissão

O sistema de transmissão das motos é o campeão das falhas inesperadas. Se sua moto tem o bom e velho sistema de transmissão por correntes fique esperto. As correntes precisam ser lubrificadas constantemente durante a viagem, principalmente se no percurso houver estradas de terra. Para os sistemas mais atuais e modernos com eixo cardã ou correia dentada a preocupação será um pouco menor, já que são sistemas de longa vida útil.

Bagagem firme

Se a sua moto possui malas laterais ou baús embutidos sua vida foi facilitada em pelo menos 50 %. Mas caso ela não tenha nada disso não se preocupe, certifique-se de que os elásticos ou redes com ganchos para prender a “tralha” toda estejam firmes. Sua bagagem não pode ficar frouxa porque as chances de você perder alguma coisa importante pelo caminho são grandes.

Para aqueles que têm menos experiência com moto nas estradas é importante salientar que este tipo de veículo é muito sensível em relação à variação de cargas. Ou seja, quando estiver carregado você sentirá as diferenças ao fazer curvas, frear, acelerar, etc.

 Sistema elétrico

O sistema elétrico da moto merece uma revisão cautelosa. Antes de colocar o pé na estrada providencie fusíveis reserva além de no mínimo mais três lâmpadas de pisca, freio e farol, respectivamente.

Roupa adequada

Além de todos os cuidados com a moto, existem proteções e roupas especiais para o motociclista. Aposte em jaqueta de couro masculina para motoqueiro, item específico e indispensável para viagens longas. Mesmo com um calor favorável não dirija de bermuda, sua pele ficará exposta ao forte sol, podendo resultar em queimaduras graves. Procure usar roupas desenvolvidas especialmente para motociclistas, além de todo o equipamento de segurança necessário como capacete, botas especiais e luvas.

E então seu checklist está pronto? Deixe nos comentários seu próximo destino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.