Capacetes para off Road: O que priorizar na hora da compra?

Capacetes para off Road: O que priorizar na hora da compra?

Biker riding motorcycle in mud at off road race

Esse tipo de capacete é específico para trilhas fora da estrada, em locais com terra e lama, pois ele é todo fechado – além de oferecer proteção para a cabeça oferece proteção também para o queixo. Segundo uma pesquisa recente da Escola Paulista de Medicina, cerca de 65% das lesões que ocorrem com motociclistas são na cabeça e o capacete faz, sim, toda a diferença, independente de se a trilha é feita na estrada ou na terra.

Analise o peso do capacete

Um aspecto a ser levado em conta na hora da compra do capacete para off Roadé observar o peso: ele não pode ser muito pesado. Os mais leves geralmente são feitos de fibra e proporcionam total segurança para o piloto. Os capacetes off Road apresentam um tipo de aba frontal que protege contra pedras ou insetos e esse tipo de capacete não tem viseira – os pilotos usam óculos específicos.

Observe o tamanho do seu capacete

Existem vários de tipos de tamanho de capacete, como por exemplo: 56 – Small; 58 – medium; 60 – Large; 62 – Extra Large; 64 – Extra Extra Large. Experimente para saber qual é o mais adequado para você, mas atenção: o capacete não deve ficar muito apertado nem muito largo a ponto de se soltar da sua cabeça facilmente. Ele deve possuir todas as travas de segurança. Um teste simples que você deve realizar antes de comprá-lo é colocá-lo na cabeça e pedir a outra pessoa que exerça um impacto mediano e rápido com os dedos. Se a queixeira tocar a ponta do seu queixo escolha outra marca – um impacto mais forte com certeza causaria um estrago bem grande.

Um segundo teste deve ser feito: com o capacete ainda na cabeça peça para outra pessoa que empurre a parte traseira do capacete de baixo para cima com força e, caso ele saia da sua cabeça, opte por um de outra marca.

Procure pelo símbolo do Inmetro

O uso do capacete é obrigatório no Brasil e, além disso, precisa estar fixado corretamente na cabeça, pela cinta jugular e engate por debaixo do maxilar, e ele precisa necessariamente ter o símbolo do Inmetro. Ter a garantia do Inmetro significa que o capacete passou por todos os testes necessários para venda e para a utilização correta dele. Todos os capacetes que passam pelos testes protegem em 100% a cabeça do piloto no caso de uma queda.

O preço do capacete para off Road é um pouco mais caro do que o capacete para o asfalto, mas se você praticar algum esporte radical na terra use sempre os capacetes específicos para off Road, nunca use outro tipo, pois eles oferecem segurança total em caso de queda. Uma dica de site para você comprar capacetes para todos os estilos é www.zelao.com.br – ele possui a maior variedade de capacetes de todos os preços, tanto para o asfalto quanto para a terra e acessórios para os pilotos se equiparem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.