Receba dicas grátis!

Capacete de ABS ou capacete de fibras: Qual usar?

Todos sabem que o capacete, além de obrigatório, é o equipamento mais essencial para uma motociclista. O capacete, na verdade, tem a função de reduzir o risco de lesões graves na cabeça e no cérebro, em caso de acidentes. O equipamento diminui o impacto de uma colisão.

Um capacete funciona bem reduz a desaceleração do crânio e administra o impacto, evitando que o cérebro atinja o crânio com força bruta. Por ser revestido, ele também distribui melhor o impacto e previne o contato direto entre o crânio e o objeto do impacto. Mas e na hora de escolher? Qual o melhor capacete? Qual o melhor material para a produção de um capacete? Capacete de ABS ou capacete de fibras, qual usar?

Abaixo você verá algumas dicas e descrições sobre as características de cada tipo de capacete, suas vantagens e desvantagens. Confira o nosso texto e tire as suas conclusões para escolher o melhor equipamento de segurança para você!

Características de cada um

capacete de ABS é mais barato, muito por conta de que a sua produção é feita em maior escala. Já os capacetes feitos com fibra sintética costumam ser fabricados manualmente, um por vez. Por isso custam mais caro.

A principal diferença entre um capacete feito de ABS e outro de fibras sintéticas é a capacidade de cada peça dissipar o impacto. Se imaginarmos duas bolas, uma cheia e uma murcha, por exemplo, veríamos o capacete feito com ABS na bola cheia, já que ele “reagiria” mais rápido ao impacto. Já o feito de fibras, absorveria mais. Em um ambiente “street” ou urbano, de grandes cidades, recomenda-se a utilização do capacete feito de ABS. Para estrada, onde os impactos e acidentes costumam acontecer em alta velocidade, recomenda-se o uso do capacete feito com fibras.

Quanto a segurança, entretanto, não há um consenso em relação a qual capacete devemos usar. Os capacetes feitos de fibra são mais resistentes que os de ABS, dependendo da quantidade de camadas de fibra, porém a Norma Brasileira de Segurança é a mesma para os dois tipos. Na verdade, o que determina se um capacete é seguro ou não é o fabricante. Por isso, é importante ficar atento na hora de comprar o seu capacete. Dê sempre preferência para fabricantes conceituados no mercado.

Escolha o seu preferido

Agora que você já tem as dicas principais, fique atento na hora de comprar o seu capacete. Se quer algo mais acessível, busque o capacete feito de ABS. Caso prefira algo que dure um pouco mais, busque equipamentos feitos de fibra. A certeza é uma só: a sua segurança depende dele e a segurança dele independe do material ao qual foi produzido. O que importa é a qualidade dos serviços de seu fabricante e de suas matérias primas.

Se você procura um capacete ideal para a sua segurança, com estilo e qualidade, pesquise com cautela. Busque um fornecedor de confiança e cheque se o fabricante possui referências positivas no mercado.

Essas são algumas dicas para você escolher entre o capacete de ABS ou capacete de fibras ao pilotar sua motocicleta. Quer aprender mais sobre esse assunto? Compartilhe suas dúvidas com a gente! Confira essas e outras dicas sobre equipamentos e motocicletas no nosso blog! Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos!

Adicionar comentário