BMX: O guia ideal para você que é iniciante no esporte

BMX: O guia ideal para você que é iniciante no esporte

bmx

 

O Bicycle Moto Cross ou BMX foi criado na década de 70 nos EUA e ganhou força no mundo todo, inclusive no Brasil. Esporte realizado com bicicleta estourou no país no ano de 1978, quando os esportes radicais ganhavam seu espaço em território brasileiro.

Caracterizado por muita adrenalina e radicalismo, os praticantes do BMX devem ser muito disciplinados, regrados e, sobretudo, corajosos para realizar as manobras do esporte, em sua maioria ousadas e perigosas. Este esporte é dividido em dois estilos: o Race – corrida – e o Freestyle – estilo livre/manobras.

Freestyle

O estilo livre ou freestyle é subdividido em outras cinco modalidades: Street, Park, Dirt Jump, Vertical e Flatland. Cada variante do esporte tem suas especificidades e peças e acessórios para bicicletas próprias e o que as difere é o lugar e o estilo com que são realizadas as manobras.

Street

Como o próprio nome já diz esta modalidade é praticada nas ruas. Os obstáculos são tudo aquilo que é encontrado no caminho e serve como pretexto para uma boa manobra como um banco, corrimão, parede, escada, etc. O que vale é a criatividade e a disposição de combinar as manobras com os mais inusitados objetos.

Park

Os obstáculos que na modalidade Street são encontrados na rua, no Park são trazidos para um percurso fechado com objetos desenhados especialmente para manobras específicas. Dessa forma as rampas, paredes, bancadas e o corrimão tem sua função e localização precisa a fim de auxiliar a conclusão da manobra.

Dirt Jump

Praticado em rampas de terra, o Dirt Jump é composto por manobras de grandes saltos e dificuldade alta. Quando o percurso possui mais de uma rampa sequencial é chamado de trail. Atenção para o uso de capacete para bicicleta, não somente nessa modalidade, mas em todas.

Vertical

Também conhecida como Vert, a modalidade Vertical é praticada em rampas em forma de “U”, chamadas Half-Pipe. O objetivo é realizar manobras difíceis o mais alto possível.

Flatland

Modalidade que mais testa a criatividade e técnica individual dos competidores, o Flatland é praticado em áreas livres de obstáculos com piso liso e plano. Para realizar o Flatland os atletas utilizam uma bike especial que permite que o guidão seja girado quantas vezes o condutor quiser sem que seja afetado o cabo do freio.

Race

Já as corridas (Race) são feitas em baterias, em circuitos com rampas e curvas de alto nível de dificuldade. Para os amadores no esporte as bicicletas podem ser facilmente confundidas com bikes infantis pelo tamanho das rodas. As bicicletas especiais voltadas para o BMX são de aro 20 ou 24.

E então gostou da história e estilos do BMX? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.