Receba dicas grátis!

Aprendendo a pilotar? Descubra 5 segredos para facilitar sua vida

Zel_o_-_22_de_fevereiro_

Aprender a pilotar é um processo contínuo, que vai muito além de conseguir a habilitação, mas envolve dedicação, concentração e prática. Ter paciência e calma para desenvolver técnica e confiança são fundamentais para ser um bom piloto.

Separamos algumas dicas que vão facilitar a sua vida enquanto você estáaprendendo a pilotar. Confira!

Saiba como se posicionar

A posição é muito importante para quem está aprendendo a pilotar, isso porque cada motocicleta exige uma postura diferente do piloto. Um dos segredos que irá facilitar sua aprendizagem é descobrir e respeitar o tipo de postura que sua motocicleta exige.

O contato do corpo com a moto é fundamental para pilotar de forma eficiente, as coxas devem tocar o tanque e os pés estarem bem posicionados nas pedaleiras, isso irá aumentar a resposta em desvios rápidos.

Movimente adequadamente o corpo

Outra dica fundamental para quem está aprendendo a pilotar é ficar atento aos movimentos naturais do corpo enquanto está sobre a motocicleta. O corpo deve sempre acompanhar a moto, principalmente nas curvas, fique atento a tendência natural de ir para o lado aposto durante uma curva.

Cabe a você dominar o movimento, assim, para facilitar o aprendizado incline levemente a cabeça e o tronco junto com a moto, com o tempo este movimento se tornará natural.

Entenda a moto

Entender o funcionamento da motocicleta é fundamental para quem está aprendendo a pilotar, assim, dedique um tempo a conhecer todos os botões, o significado de cada parte do painel e os pedais.

Se familiarizar com o posicionamento de cada elemento é importante para os momentos em que você estiver pilotando, pois irá ajudar a automatizar os movimentos, afinal não é possível parar para observar qual comando deve ser dado em determinado momento.

Aprende como usar os freios

A utilização do freio é algo que muitas vezes não recebe a atenção necessária de quem está aprendendo a pilotar e quem está ensinando, porém é muito importante que você aprenda a forma correta de utilizá-los. Você irá usar o freio dianteiro em 70% do tempo, o freio traseiro deve ser usado apenas para equilibrar a frenagem, ou seja, ele deve ser apenas um complemento. Porém, a forma como você irá frear, com a dosagem de cada freio, vai variar de acordo com a situação e o tipo de terreno que você está.

Aprendendo a pilotar na chuva

Pilotar em pista seca é a forma mais comum de praticar, porque muitas vezes quem está aprendendo a pilotar não tem oportunidade ou então tem receio de sair com chuva. Mas é preciso ficar atento e tentar praticar logo no início ou então em algum momento você será obrigado a sair com chuva e não saberá como a moto responde aos comandos neste tipo de pista. Nestes casos, preste atenção a sinalização horizontal, aquelas pintadas na pista, evite trafegar sobre elas com a pista molhada pois se tornam escorregadias e podem causar queda.

Além disso, é preciso tomar cuidado com a visibilidade de buracos e água parada na pista. A preparação para enfrentar pista molhada deve começar quando ainda se está aprendendo, pois assim você ficará mais preparado para enfrentar esta situação.

Gostou das dicas? Agora é só pegar sua motocicleta e se você está aprendendo a pilotar, colocá-las em prática. Quer conferir as novidades para sua moto? Acesse nosso site!

Adicionar comentário