A importância da hidratação para os motociclistas

A prática de esportes vem acompanhada de muito esforço físico e suor. Quem faz algum tipo de esporte radical como motocross, escalada ou ciclismo sabe o quão é importante estar sempre bem hidratado. O tecido muscular é composto por 75 % de água.

Indispensável ao bom funcionamento do organismo, a água compõe a estrutura das células e tem função fundamental na regulagem da temperatura do corpo. Por isso se manter hidratado durante as atividades físicas, inclusive no decorrer dos esportes, é uma das coisas mais importantes para a saúde, independentemente de idade, sexo ou tipo físico.

Cuidado para não desidratar

A desidratação é um perigo para atletas que praticam esportes radicais. O clima quente e até mesmo o tipo de roupa podem interferir e ajudar na perda de água.

A perda de água em excesso compromete o ritmo cardíaco, que fica acelerado devido à diminuição do volume sanguíneo. Quando a prática da atividade física for superior a uma hora de duração é recomendável a hidratação com sódio e potássio, nutrientes encontrados em isotônicos e bebidas esportivas. Este tipo de bebida repõe os eletrólitos perdidos anteriormente.

Não se esqueça de ingerir líquido antes, durante e depois do treino. Durante o treino a orientação principal é hidratar-se de 15 em 15 ou de 20 em 20 minutos. A desidratação, em sua forma extrema, pode ser fatal.

Hidratação pós-treino

Extremamente importante, a hidratação pós-treino tem um peso especial no papel de manter o corpo em equilíbrio. As primeiras duas horas após o treino representam o período ideal para maior absorção de líquidos. Se for necessário agilizar o processo de reidratação opte por bebidas geladas ou doces.

Para os atletas a regra é ficar longe de refrigerantes, bebidas alcoólicas e sucos mais ácidos como limão, durante o período de treinos. Praticar exercícios seguindo as orientações da importância da hidratação melhora o desenvolvimento e desempenho dos atletas.

Sintomas

Os principais sintomas da desidratação são inicialmente a sede e cansaço, distúrbios na visão, tonteiras e alteração na frequência cardíaca. Observe bem a ocorrência de algum desses sintomas, pois se identificados logo no início é possível reverter o quadro mais facilmente.

Hoje já estão disponíveis no mercado diversos modelos de mochilas para hidratação desenvolvidos especialmente para a prática de esportes radicais.

Agora que você já sabe quais cuidados deve tomar na hora de praticar esportes radicais, cuide-se bem e mantenha o corpo sempre hidratado. Compartilhe sua experiência conosco nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.