A evolução do pistão: saiba tudo sobre essa peça

A evolução do pistão: saiba tudo sobre essa peça

Zelao A evolucao do pistao saiba tudo sobre essa peca

Quem gosta e é muito apaixonado por motocicleta já deve ter ouvido falar muito sobre essa que é uma das peças fundamentais para o funcionamento das motos: o pistão! Porém, há motociclistas que não se interessam muito pela mecânica e nem por detalhes das peças da moto. Pensando nisso, preparamos um texto para explicar o papel e a importância dessa peça. Afinal, o que é o pistão? Para que serve?

Leia com atenção e descubra todos os segredos e funções do pistão!

Para que serve?

Não são muitos os motociclistas que possuem noção sobre como uma peça funciona dentro do motor de sua moto. Sabemos que toda peça tem o seu papel no funcionamento da mecânica da moto. Mas afinal, para que serve o pistão?

Essa peça que chamamos de pistão, é o fragmento de maior ação e atividade dentro do motor. Para o bom funcionamento da moto, o pistão deve resistir ao calor, atrito e inércia, além de suportar as vibrações causadas pelo virabrequim e pelo comando de válvula.

Onde fica o pistão?

pistão fica localizado dentro do cilindro do motor. A sua atuação, no geral, envolve o trabalho de várias outras peças. Ele funciona, mais ou menos, como a engrenagem principal, o que une, junta, todas as partes do motor da moro. Dentro do cilindro onde fica, o pistão desce e abre espaço para a mistura de ar-combustível entrar, subindo logo em seguida e pressionando essa mistura. Esse movimento faz com que o motor tenha força o suficiente para funcionar e fazer a moto andar.

Na pressão do pistão

pistão funciona basicamente à base da “pressão”. A vela de ignição que atua junto do pistão gera uma faísca e aumenta a temperatura, fazendo com que ocorra a explosão, empurrando o pistão para baixo e forçando todas as outras peças a se locomoverem. Quando a mistura ar-combustível é inflamada pela vela, o motor gera uma onda de chamas que se propaga em altas velocidades, causando a combustão do motor. O aumento brusco da temperatura e a combustão no motor é controlado, então, por um sistema de arrefecimento, seja com óleo ou com ar.

O pistão costuma ser feito de alumínio ou de níquel, materiais que garantem a dureza e a força necessária para a sua função no motor.

Manutenção do pistão

Para funcionar bem o pistão precisa estar acompanhado dos anéis. Mas o que são esses anéis e qual a sua verdadeira função? Os anéis de pistão são fundamentais para o bom funcionamento. Primeiro, porque eles vedam a câmara de combustão enquanto suportam o calor extremo e a fricção do pistão no interior do cilindro. Os anéis são responsáveis ainda pela compressão e raspagem de óleo, ajudando a criar uma película de lubrificação no motor evitando o desgaste.

Você pode notar, então, que o pistão é um elemento vital para o motor de sua motocicleta. Vimos como ele funciona, para que serve e até de que material ele é fabricado. Agora que você já tem todas essas informações, fica mais fácil ficar de olho no bom funcionamento do motor de sua moto. Fique atento aos sinais de seu motor, nunca se esqueça de lubrificá-lo e fique tranquilo em relação à sua moto. Quer saber mais sobre as peças essenciais para a sua moto? Navegue em nosso site e confira tudo o que você precisa saber para andar de moto com tranquilidade e segurança. Sem se preocupar com problemas mecânicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.