9 cuidados que garantem que sua moto não vai te deixar na mão a qualquer momento

9 cuidados que garantem que sua moto não vai te deixar na mão a qualquer momento

É fundamental que o motociclista se prepare bem para sua corrida, viagem ou trilha, fazendo revisão na sua moto e os ajustes necessários para não correr nenhum perigo. Dessa maneira, evitará muitos inconvenientes e riscos de acidente durante o percurso. Que tal conferir nove cuidados que garantem que sua moto não vai te deixar na mão a qualquer momento?

Faça uma revisão completa

Essa é uma dica importantíssima para um veículo do qual será exigido muito esforço e desempenho – que é o caso da sua moto. Verifique a bateria, aslâmpadas do farol, as lanternas, a coroa, o pinhão, a corrente, a vela, pastilhas e a lona de freio. Confirme se está tudo em ordem e se precisar de reparos, providencie imediatamente – especialmente antes de sair com ela por ai.

revisão da moto deve ser feita com alguns dias de antecedência da viagem ou do passeio que você vai realizar com o veículo, para que o prazo seja adequado para realizar possíveis reparos ou substituições. Lembre-se também de fazer uma boa lavagem na sua moto assim que ela sair da oficina.

Substitua, se necessário, e calibre os pneus

Se você vai usar a sua moto em uma trilha, ou off-road, lembre-se de substituir os pneus comuns por pneus Cross, providos de cravos. Fique de olho também na variedade de compostos de borrachas: a borracha macia é aconselhável para épocas chuvosas e solo macio, enquanto a borracha dura é ideal para épocas de verão e solos com muita pedra. Para compostos de borracha intermediários, escolha pneus que estejam especificados no meio da tabela fornecida por seu representante ou mecânico. Em tempo seco, a calibragem pode ser de 15 lbs, enquanto em tempos chuvosos, o ideal são 12lbs.

Escolha uma boa câmara de ar

As melhores câmaras de ar têm preço muito elevado, mas apresentam durabilidade alta. É o caso das câmaras de ar de 6 mm, apropriadas para evitar que o pneu da sua moto se rompa. Se não dispor de muito dinheiro, você pode fazer adaptações eficientes, como embutir uma câmara nova no interior de outra mais antiga, reforçando sua estrutura.

Verifique o nível de fluidos e lubrifique

É essencial conferir o nível de óleo do motor, o nível de fluido do freio e o nível da água do radiador antes de usar sua moto. Fazer a manutenção necessária também é indispensável para quem quer evitar problemas comuns e que dão grande dor de cabeça aos motociclistasLubrifique a corrente, os cabos de embreagem, o link da suspensão traseira e o acelerador para diminuir o atrito e aumentar a eficiência das peças.

Veja o estado do pinhão ou coroa

De acordo com a forma que você pilota sua moto, é possível escolher um pinhão ou coroa que favoreça a transmissão de potência conveniente. Nas trilhas, o motor da moto será mais usado no regime de baixas rotações com maior torque. Considere a relação entre o tamanho do pinhão/coroa, o torque e entre o tamanho do pinhão/coroa e a velocidade imprimida – quanto menor o pinhão e maior a coroa, maior será o torque. Quanto maior o pinhão e menor a coroa, maior a velocidade.

Opte por bons escapes esportivos

Os escapes esportivos ajudam na potência da moto. Não se esqueça de trocar a lã de vidro da ponteira. Para motos 2T, a lã de vidro queima mais rápido, por isso é melhor contar com um escapamento grande com ponteira fina. Se a moto for 4T, recomenda-se o uso de uma ponteira grande de diâmetro largo, pois oferecem curva mais suave nas trilhas.

Escolha um bom filtro de ar

Um filtro de ar feito de espuma é mais recomendável para a sua moto, pois aqueles de papel não oferecem o mesmo desempenho no off-road. A durabilidade e o rendimento do motor dependem muito da qualidade do ar que está ligado a ele (incluindo pistões, cilindros e anéis). Fique atento a isso!

Use protetores no seu corpo e nos seus equipamentos

Para andar com sua moto no off-road, use protetores para as mãos e para peças em geral, como escapamentomotorguidãomanoplas, amortecedor, entre outros. Também proteja os faróis, evitando assim os danos provocados por pedras e arranhões em geral. Os protetores desses equipamentos podem ser de plástico, alumínio ou titânio.

Ande prevenido para evitar outros problemas

Para evitar eventuais problemas, ande sempre preparado quando for sair com sua moto! Leve seu kit com ferramentas e acessórios, caso precise trocar as lâmpadas do farol ou os fusíveisajustar a correnteapertar parafusos ou tomar outros cuidados. Os motociclistas nunca sabem quando vão precisar desses pequenos apoios durante uma trilha ou viagem!

 

Você costuma ter esses cuidados quando vai sair com sua moto? Quais são aqueles que lhe demandam mais atenção? Compartilhe com a gente as suas experiências!

Um comentário em “9 cuidados que garantem que sua moto não vai te deixar na mão a qualquer momento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.