8 problemas na parte elétrica de motos mais comuns e como evitá-los

motorcycle-462793_1280

A manutenção de sua moto é um cuidado que você nunca pode deixar de lado, principalmente o que for relativo à parte elétrica. Muitas das causas dos problemas acontecem porque você, simplesmente, não prestou atenção a alguns detalhes que comumente se comprometem nessa parte da sua moto. Para que você evite ter os mesmos problemas com a parte elétrica da sua moto, separamos para você uma lista dos comprometimentos mais comumente observados com relação a esse aspecto. Confira logo abaixo!

#1.   Bateria da Moto

A bateria é um dos componentes da parte elétrica da moto mais importantes. Ela é a fonte de energia da moto, além de ser a única responsável por alimentar todo o sistema elétrico do veículo. Para não ter problemas com a sua bateria, deve ser usado o equipamento específico para a sua moto, pois para cada marca e tipo de veículo exige uma bateria diferente quanto ao seu dimensionamento e a projeção do sistema elétrico.

Outro problema que pode acontecer com a bateria diz respeito à sua instalação. É preciso ter muito cuidado com os equipamentos adicionais utilizados no seu veículo, como por exemplo os faróis auxiliares. Nunca se esqueça de que abateria da sua moto não tem muita tolerância de reserva de potência para alimentar o sistema original – que é desenvolvido com os equipamentos originais de fábrica. Quando equipamentos extras são usados, essa reserva se torna ainda menor.

2 – Vela de ignição

O motor necessita gerar sua própria eletricidade para que funcione normalmente. A vela de ignição deve estar sempre bem instalada, para alimentar todos os sistemas elétricos da moto. Garanta que ela está em bom estado sempre, para que não tenha que lidar com panes no sistema.

3-  Ignição queimada

ignição da sua moto pode queimar por causa da umidade excessiva – situação que pode causar falhas constantes no motor do veículo. A melhor opção para evitar esse problema é substituir o platinado. Caso você não tenha essa peça, é possível tentar lixar a ignição ou reajustar o componente.

Porém, é necessário ter cuidado com os modelos mais modernos de motos com ignição eletrônica, pois para esses tipos é necessário contar com uma vedação antes que você entre em uma trilha, por exemplo. Se o circuito molhar, nada poderá ser feito para reativá-lo. Então, evite essa preocupação!

4-    Corrente rompida

Ter uma corrente reserva para sua moto é importante, uma vez que a terra ou os esbarrões em galhos podem danificar de algum modo a peça. Usar uma corrente ruim pode danificar outras peças relacionadas a ela e aumentar muito o custo de reposição.

Esteja atento ao som que a corrente da sua moto emite, pois, quando ela está na hora de trocar, ela começa a produzir um ruído.

5-      Motor superaquecido

Se o motor da sua moto esquentar, provavelmente essa situação está relacionada com algum problema no arrefecimento. A conduta ideal para evitar problemas é esperar o motor esfriar. Portanto, aguarde e não coloque água fria no motor de jeito nenhum. O melhor a fazer é remover a tampa do radiador, pois esse pode explodir e causar sérios danos a motocicleta.

6-      Acúmulo de sujeira

Sempre lave sua moto para retirar todo o resíduo de areia ou de terra, pois eles acabam danificando pontos da parte elétrica do veículo. Uma ou duas vezes por semana é uma boa frequência para lavar a sua moto.

7-      Falta de lubrificação

Sempre verifique a lubrificação de todos os componentes da moto, ficando atento ao nível disponível e se o líquido foi ou não misturado à água.

8   Parte elétrica exposta

Vede bem toda a parte elétrica do veículo, principalmente o distribuidor. Tenha bastante cuidado com a entrada de ar para essa parte da moto, que pode variar de acordo com o modelo que você adquiriu. O contato com água, poeira e umidade pode trazer sérios prejuízos à parte elétrica, por isso é preciso garantir que essa parte esteja bem protegida durante o uso da moto.

Conhecendo esses oito problemas comuns na parte elétrica da sua moto, você estará mais apto a prevenir e solucionar algumas condições relacionadas a esse veículo. Quais desses problemas você já vivenciou ao conduzir a sua moto? Conte para a gente! Compatilhe suas experiências!

Um comentário em “8 problemas na parte elétrica de motos mais comuns e como evitá-los

  1. Tou com um problema na vi 125 tá queimando bateria já foi trocado estator magneto verificado regulador de voltagem mais ainda continua com o problema o que pode ser?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.