8 dicas para competir uma prova longa de off road

As provas longas em competições de off road exigem alguns preparativos primordiais para o sucesso. Por durarem mais tempo, geralmente exigem mais do piloto e da moto. Por isso, separamos oito dicas para participar dessas competições e estar sempre preparado!

Inspecione sua moto

Antes de qualquer coisa, uma tarefa obrigatória para quem vai competir uma prova longa de off road é checar a moto. Verifique se está tudo certo, se os pneus estão em bom estado e calibre-os de acordo com o local em que a prova será realizada. Além disso, cheque as pastilhas de freio, filtro de ar, o óleo, a suspensão e os outros itens primordiais. É sempre importante ter certeza que a moto não irá te deixar na mão no meio da prova.

Atenção à segurança

Além da moto, verifique os equipamentos de segurança. É importante que as roupas estejam em bom estado para aguentar possíveis obstáculos. Além disso, verifique as condições do capacete. É importante se certificar de que não existem problemas que irão comprometer a sua segurança durante provas longas.

Garanta a visibilidade

Os óculos são fundamentais para proteger os olhos de obstáculos e da sujeira durante a competição, porém eles podem se encher de lama facilmente e prejudicar seu desempenho durante a prova off road. Se você vai competir uma prova longa de off road, utilize sempre óculos equipados com o tear offnas provas de longa duração. Ele garantirá a limpeza rápida e eficiente dos óculos, devolvendo a visibilidade rapidamente em caso de muita lama.

Capriche na hidratação

Antes do início da prova verifique se sua mochila de hidratação está cheia. Manter uma boa hidratação durante provas longas de off road vai ajudar diminuir o cansaço e ainda a ter mais resistência ao tempo da prova. Atente-se a temperatura da mochila, é sempre importante que ela esteja com o reservatório gelado para refrescar durante o percurso.

Verifique o percurso

Nas provas longas de off road os trajetos dificilmente são dominados pelos pilotos, por isso é importante estudar o percurso. Fique atento aos pontos que podem gerar mais dúvidas durante o percurso, como bifurcações. Claro que você não irá memorizar tudo, mas ter uma noção do que irá encontrar pela frente deixará você mais preparado.

Racionalize o trajeto

Se você vai competir uma prova longa de off road mantenha um ritmo constante. Não adianta acelerar e forçar a moto no início, isso pode acabar levando ao cansaço antes da hora. Por isso, mantenha um ritmo constante de aceleradas e esforço. Isso vai poupar energia para os momentos cruciais, como ultrapassagens.

Mantenha-se na trilha

Errar a trilha em alguns momentos é inevitável, porém é importante tentar segui-la o máximo possível. Afirmamos isso porque você pode acabar se perdendo e o retorno à trilha pode ser cada vez mais difícil a medida que você se afasta.

Assim, mesmo que te faça perder algum tempo, tente retornar à pista quando perceber o equívoco. Nesses casos estar equipado com um GPS pode te salvar de entrar em apuros.

Imprevistos acontecem

Por mais que se façam revisões e esteja tudo certo com a moto antes da corrida, imprevistos acontecem e pode ser que no meio da prova alguma coisa te deixe na mão. Por isso, não se esqueça de ter sempre contigo um pequeno kit de ferramentas básicas. E claro, conheça bem sua moto, saiba identificar os possíveis problemas para estas situações.

E você, como se prepara para as provas longas de off road? Conta pra gente nos comentários como você se prepara para essas provas e não deixe de conferir os melhores equipamentos para off road!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.