6 dicas essenciais de limpeza de moto off-road

6 dicas essenciais de limpeza de moto off-road

Zelao-6-dicas-essenciais-de-limpeza-de-motos-off-road

Motociclistas que curtem praticar off-road devem cuidar para que sua moto esteja sempre em boas condições de uso. A limpeza do veículo é um importante cuidado que se deve ter com a moto off-road. Além de mantê-la mais bonita, a limpeza ajuda a conservar as peças e melhora o desempenho da moto, eliminando a sujeita.

O ideal é lavá-la quando retornar de sua viagem ou corrida. Veja seis boas dicas para a limpeza de sua moto off-road.

Pulverizar a moto

Antes de lavar, pulverize a moto off-road com um produto adequado. Pulverize tudo: plásticos; pneus, rodas; guidão; quadro e assim por diante. Não utilize óleo diesel que é abrasivo. O ideal é fazer uso de um produto específico que não agrida a moto, mesmo que seja um pouco mais caro.

Usar a mangueira com cuidado

Se a moto estiver muito suja, com muita poeira acumulada (o que é a regra em moto off-road), o melhor é usar mangueira de alta pressão. Cuidado, porém, com o jato direto e a temperatura muito elevada que podem danificar as peças de sua moto. Por isso, não use o jato de água no escape e no filtro de ar. E tome muito cuidado com os adesivos (que poderão descolar devido à ação da água), com agraxa dos rolamentos (que poderão perder o efeito por causa do jato direto) e com a parte elétrica (que pode queimar). Proteja a caixa de filtro de ar, evitando que entre água em lugares inadequados, como carburador e motor.

Não molhe o motor enquanto estiver quente

Apesar de não ser correta a ideia de água fria em motor quente trinca o motor, o correto é esperar o motor esfriar para molhá-lo. Deixar o motor esfriar é bom porque reduz os riscos de acidentes, como queimaduras na pessoa, além de que esperar que ele resfrie naturalmente é sempre mais recomendável que esfriá-lo de forma abrupta com jato d’água.

Na hora de esfregar

Evite produtos abrasivos e lãs de aço, ou tome muito cuidado ao manuseá-los, pois eles podem prejudicar a camada protetora dos raios e rodas, facilitando a oxidação dos mesmos. O ideal é usar um pano de microfibra e detergente ou sabão neutro para esfregar sua moto off-road. Nos locais onde a graxa fica acumulada (corrente, pinhão, coroa, balança traseira), use escovas e desengraxante para remover os resíduos. Se utilizar querosene no escapamento e motor, lembre-se de proteger as peças de borracha.

Secar a moto off-road

Depois de esfregar e enxaguar novamente, é o momento de secar sua moto off-road. O processo de secagem da moto off-road deve ser feito com uma toalha de banho e um pano de microfibra (para dar acabamento e para usar em áreas mais apertadas do veículo). Ar comprimido ajuda a tirar a umidade de áreas de acesso mais difícil (partes elétricas, motor). Não se deve deixar a moto secar naturalmente em dias úmidos ou à noite.

Lubrificação

Finalmente, após a secagem da moto off-road, use spray de silicone no plástico, pois facilita na próxima lavagem, evitando a adesão de muita sujeira. Uselubrificante nas correntes (de transmissão, dos cabos do acelerador, da embreagem, do afogador), nos rolamentos, na coroa e no pinhão. A lubrificação aumenta a vida útil das peças, protegendo-as e desenvolvendo sua performance.

Já segue essas dicas ao fazer a limpeza de sua moto off-road? Conte como faz, comentando nos espaços abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.