5 indícios de que é hora de trocar os pneus da moto

5 indícios de que é hora de trocar os pneus da moto

Zelão 5 indícios de que é hora de trocar os pneus da moto

Os pneus fazem toda a diferença ao pilotar, seja no desempenho ou ainda na segurança. Eles permitem ao piloto uma experiência mais agradável quando estão em bom estado. Por isso, é preciso ficar atento aos indícios de que está na hora de trocar os pneus da moto. Para ajudar a identificar melhor esse momento, listamos alguns indicadores de que você precisa de pneus novos, confira:

Quando os pneus ficam carecas

Os sulcos presentes nos pneus são de extrema importância para a segurança do piloto. Seja na chuva ou nos dias normais, eles são responsáveis pela drenagem da água nos dias chuvosos e nos dias secos ajudam no controle sobre a pista, evitando derrapagens e outros problemas. Portanto, ao observar que o pneu se torna liso e sem os frisos, é hora de trocar os pneus da moto para garantir a segurança.

Nesses casos, a reciclagem dos pneus é muito comum, porém não é uma prática recomendada por especialistas. Pois o desgaste acaba diminuindo a espessura da borracha, o que pode gerar acidentes ao bater em pedras ou outros elementos pontiagudos.

Aparecimento dos indicadores de desgaste 

Todo os pneus possuem o Tread Wear Indicator, um indicador que mostra na borracha, quando o pneu chega ao ponto máximo de uso. O filete de borracha colocado transversalmente aos sulcos em alguns pontos da banda de rodagem. Quando ele fica aparente, ou seja, quando a borracha já se desgastou o suficiente até chegar à superfície, significa que está na hora de trocar os pneus da moto.

Aparecimento de rachaduras

Alguns pneus apresentam pequenas rachaduras na parte lateral, isso acontece muitas vezes quando a moto fica parada por um tempo sem ser usada ou ainda com a calibragem baixa. Nesses casos, é preciso avaliar a condição dos pneus, pois as rachaduras podem causar danos profundos e até mesmo causar acidentes caso o pneu estoure. Portanto, fique atento, caso o ressecamento ocorra e consequentemente as rachaduras apareçam é hora de trocar os pneus da moto para garantir a segurança.

Hora de trocar os pneus da moto quando surgem bolhas e cortes

O estado de conservação dos pneus depende de uma série de coisas, entre elas a conservação dele. O surgimento de bolhas pode indicar que o pneu está com problemas e por isso deve ser trocado. O mesmo se aplica para cortes, eles podem representar danos mais profundos que superficialmente não são percebidos.

Surgimento de desgastes irregulares na superfície

Quando apenas um lado, ou algumas partes do pneu, se desgasta, sem que seja uniforme, é preciso trocá-lo. Isso porque este tipo de desgaste pode causar problemas tão graves quanto o desgaste total, podendo levar a perda de equilíbrio da moto em alguns casos. Além da troca do pneu, é preciso investigar a causa do problema, que pode estar relacionado ao balanceamento e alinhamento, para que sejam corrigidos junto a troca dos pneus.

Não existe um tempo máximo estipulado pelos fabricantes, porém, com a observação é possível perceber a hora de trocar os pneus da moto. Para garantir que ele tenha uma vida útil longa, calibre-os regularmente, sempre respeitando a indicação do fabricante. Quando for realizar a troca, confira nosso guia de pneus para sua motocicleta e descubra qual a melhor opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.