5 dicas para manter o seu capacete bem higienizado

black motorcycle helmet isolated

Que o capacete é o principal item de segurança de todo e qualquer motociclista, a gente já sabe. Porém, o que muitos não sabem é que com alguns cuidados básicos você pode conservar o equipamento por muito mais tempo. Como o equipamento é de uso obrigatório, quem anda diariamente de moto acaba, por consequência, utilizando a peça todos os dias. E como tudo que se usa diariamente, o capacete também deve ser limpo e higienizado. No verão, quando as temperaturas são altas, os cuidados devem ser ainda maiores. O calor provoca o aumento da sudorese e os capacetes necessitam de cuidados especiais, afinal, o suor elimina material orgânico que pode causar a escamação da pele, facilitando o surgimento e o crescimento de bactérias e organismos vivos no capacete.

A má higienização do capacete pode causar doenças respiratórias e na pele, como micoses. A seguir, daremos algumas dicas básicas para você manter o seu capacete bem higienizado e se garantir longe dessas doenças.

Não compartilhe e limpe com frequência

A primeira e principal dica para manter o seu capacete bem higienizado é não compartilhar o capacete. O capacete é um equipamento de uso pessoal e, quando compartilhado pode levar as bactérias de um usuário para outro.

O ideal é que o motociclista que anda de moto diariamente tenha dois capacetes, para fazer o rodízio dos equipamentos, utilizando um a cada dia. Limpar com frequência também ajuda a se manter longe de doenças. Se o uso for diário, é recomendado limpá-lo pelo menos uma vez por semana. Limpar o capacete com frequência diminui os riscos da peça ficar com suor e com umidade.

Como limpar um capacete

Existem no mercado muitos capacetes de forro removível. Manter o seu capacete bem higienizado nesses casos é muito mais fácil. Deve-se retirar o forro, limpando-o à mão, com detergente neutro. Depois de limpar, deixe o forro secar à sombra, em local bem ventilado. Já os capacetes de forro fixo devem ser limpos com um pano úmido e detergente neutro.

Após a lavagem, deve-se deixar o equipamento secar à sombra com o casco virado pra baixo. Nunca deixe o capacete secar no sol e jamais mergulhe-o na água, isso pode danificar a estrutura da peça.

Produtos que vão manter o seu capacete bem higienizado

Já vimos que o detergente neutro é um ótimo produto para manter o seu capacete bem higienizado, porém começaremos esse tópico falando de produtos que nunca devem ser usados na limpeza de um capacete. Produtos de limpeza à base de petróleo pode prejudicar o policarbonato, uma das principais matérias-primas da fabricação de um capacete. Além de decompor o equipamento, tais produtos reduzem o valor de proteção da peça.

Há soluções caseiras para a higienização de capacetes. Uma delas leva vinagre tinto misturado com água. Tal solução mata os fungos e ácaros e elimina o mau cheiro. Sabão em pó, seguido de amaciante, também ajudam na limpeza. Existem sachés anti mofo que também devem ser usados.

Guarde o capacete em local arejado

O ar e o calor são fatais para vírus, ácaros e possíveis bactérias. Portanto, é extremamente importante guardar o capacete em local arejado. Guardar o capacete com a base virada para cima também ajuda o equipamento a ficar mais higienizado. As viseiras também devem ficar abertas, quando o capacete estiver guardado.

Use balaclavas

Uma dica importante para manter o seu capacete bem higienizado é utilizar sempre a balaclava. Esse equipamento é feito com material absorvente, capaz de sugar quase todo o suor. Usar toucas, bandanas ou bonés entre a cabeça e o capacete também reduz os riscos de fungos e ácaros.

Agora que você já recebeu essas fundamentais dicas para higienizar o seu capacete, navegue por nosso portal e escolha seus acessórios. E lembre-se: o capacete é o principal item de segurança de todo motociclista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.