Receba dicas grátis!

5 dicas para escolher certo o seu pneu off-road

pneu off-road

A escolha do pneu off-road é muito importante para ter um bom desempenho na trilha. Para fazer a escolha correta é preciso conhecer a pista e saber os tipos de terreno você vai encontrar pela frente. O bom desempenho vai depender também do estado do pneu. Separamos algumas dicas para ajudar na sua escolha, confira:

Pneus ideais para terrenos macios

Vai encarar lama, areia ou terra fofa? O pneu off-road macio, com gomos menores e mais espaçados são ideais para estes tipos de terrenos.  Isso porque os gomos mais espaçados ajudam a expulsar as partículas soltas, seja de areia, terra ou barro, e a moto consegue rodar bem sem perder a eficiência da tração.

Em terrenos duros, esse tipo de pneu perde significativamente sua eficiência, pois tem menos contato com o terreno e ainda pode quebrar os gomos com facilidade.

Pneu off-road para terrenos mais duros

Para ter um desempenho melhor em terrenos mais duros, os pneus ideais devem ser firmes, com gomos mais próximos e com uma camada externa mais resistente. Quando estão em contato com o terreno eles possuem uma superfície de contato maior, o que os torna mais eficientes. Além disso, são mais resistentes ao desgaste por serem mais espessos por fora.

A escolha de pneus para terrenos mistos

Alguns terrenos possuem características mistas, sendo que partes das trilhas são mais duras e outras, mais macias. Nesses casos, o ideal é recorrer a um pneu intermediário, entre o duro e o macio. Ele se adapta bem à mudança de terreno e possui um bom desempenho nos dois ambientes. Os gomos de tamanho e espaçamento médios, facilitam a adaptação à diversidade do terreno.

O tamanho ideal do pneu off-road

Cada moto possui as especificações para o tamanho dos pneus. Os aros variam tanto entre os pneus dianteiro e traseiro de cada motocicleta, quanto entre modelos diferentes. Antes de comprar os pneus verifique o tamanho indicado no manual de instruções.

Cuidando dos pneus para enfrentar todos os terrenos

A escolha do pneu off-road ideal para cada terreno é muito importante, mas ele só será eficiente se a calibragem estiver correta. Isto porque, um pneu com calibragem baixa se torna pesado e o excesso de contato com o solo faz com que ele perca desempenho, já com a calibragem acima do correto faz com ele perca contato com o terreno e se torne mais instável. Por isso, antes de encarar uma trilha, confira a calibragem dos pneus e os mantenha sempre de acordo com a orientação do manual de instruções.

Outra dica importante é verificar o estado de conservação geral dos pneus, é importante que eles estejam em bom estado para ter um desempenho bom na trilha. Verifique o estado dos pneus e os troque quando atingirem o limite do desgaste.

Agora que você já sabe como escolher o seu pneu off-road, é hora de saber se você está cometendo algum dos erros mais comuns do motocross, acesse nosso outro post e descubra! Aproveite para visitar a nossa loja virtual e conhecer alguns modelos de pneu!

Adicionar comentário