5 dicas para escolher a calça ideal para competições com moto off road

5 dicas para escolher a calça ideal para competições com moto off road

BUZAU, ROMANIA - JUNE 15: An unidentified rider participates in the World Endurocross Championship on June 15, 2013 at Maracineni in Buzau, Romania

A preparação para as competições exige muito treino e dedicação. Porém, além da preparação técnica para os eventos é preciso prestar atenção a questões como o conforto e segurança das roupas. A calça é um dos itens que merece mais atenção, pois além de proteger as pernas contra possível obstáculos, pode proporcionar maior conforto.

Para escolher a calça ideal para as competições de moto off road é importante levar em consideração o tipo de tecido, as costuras e a mobilidade que ela permite. Separamos algumas dicas para auxiliar sua escolha, confira!

Fique atento ao tecido

O tecido das calças off road devem ser bastante resistentes para enfrentar quedas e possíveis obstáculos nas competições. Escolher itens de boa qualidade é fundamental para ter uma calça com durabilidade e que proteja verdadeiramente. Para isso alguns tecidos são bastante utilizados, quase todos de poliéster. A calça Foz 360 KTM é uma das melhores opções, pois é confeccionada em poliéster 900D, um dos mais resistentes.

Existem ainda outras boas opções, como o poliéster 600, material da calça Jett Veneno, que ainda possui elastano, o que confere mais elasticidade a tecido.

Avalie se os joelhos reforçados

Escolher uma calça ideal para as competições de moto off road que tenha a proteção dos joelhos reforçada é muito importante, pois ela é responsável por proteger em possíveis quedas ou ainda de impactos durante as competições. Geralmente essas proteções são almofadados e confeccionadas com tecidos diferentes do restante da peça, com material ainda mais resistentes.

O couro é a melhor opção para estes detalhes, pois ele é extremamente resistente, de difícil rasgo e ainda protege contra o calor. A calça Charger da Alpinestars é um bom exemplo de proteção que o reforço em couro proporciona.

Conte com reforço também nas pernas

A proteção em couro na parte interna das coxas também é um item importantíssimo, pois é parte do corpo que está sempre em contato com a moto. Ela diminui o atrito e ainda proporciona mais conforto térmico, pois o couro não esquenta. Quase todas as calças apresentam esta proteção, uma boa indicação é a Action da IMS, que estende a proteção por toda a parte interna das coxas.

Avalie se as pernas são pré-curvadas

O corte da  calça ideal para as competições de moto off road é um fator elementar para seu bom desempenho. Algumas calças são feitas com uma curvatura natural nos joelhos que simulam o piloto sentado na moto, o que auxilia no bom desempenho, pois as calças se adequam melhor ao corpo durante a pilotagem. A Racer Braap é um bom exemplo, da marca Alpinerstars, mas esta é uma característica comum em todas as calças para a prática de off-road de qualidade.

Preze por calças com recortes

Existe uma infinidade de recortes nas calças para competições de moto off road, esses recortes não são apenas detalhes estéticos, eles geralmente servem para auxiliar na mobilidade. Isso porque muitas vezes o tipo de tecido muda de um recorte para outro, o que é feito para facilitar a movimentação e ainda para proteger algumas partes das pernas que necessitam mais atenção.

A calça 180 Anthem da Fox é um dos modelos que privilegia os recortes, além dos que oferecem proteção em couro, outros auxiliam na movimentação durante as competições.

Agora ficou mais fácil escolher sua calça ideal para as competições de moto off road? Tem mais alguma dica bacana na hora de escolher o equipamento? Deixe um comentário contado como você faz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.