Receba dicas grátis!

5 dicas para comprar a sua primeira moto off-road

Motorbike racer turns sharply to the on a sandy track a motocross practice

As motos off-road são as motos utilizadas total ou parcialmente fora da estrada e servem para quem busca mais aventura. Para que isso seja possível com segurança, entretanto, é muito importante fazer a escolha da primeira moto de maneira correta, inclusive para garantir que seu investimento seja bem aproveitado. Está com dúvidas de como comprar a moto certa? Então confira cinco dicas para adquirir sua primeira moto off-road.

Escolha a modalidade certa

Moto off-road não é tudo igual e você deve começar a sua busca pela moto certa considerando qual o tipo de modalidade você pretende praticar. Se você pretende utilizar a moto apenas para trilhas nos finais de semana, então o mais recomendado é optar por uma moto com características mistas para que ela também possa ser utilizada na cidade.

Se, por outro lado, você pretende fazer exclusivamente trilhas, mais leves ou mais pesadas, a suspensão da moto deve acompanhar. Já se você pretende comprar uma moto para motocross ela precisa ser mais parruda e ter características específicas para essa modalidade. Assim como não adianta comprar uma moto off-road para trilhas para fazer motocross, o contrário também não é positivo.

Determine um orçamento

Definida a modalidade você deverá determinar um orçamento para a compra da moto. Por ser sua primeira, você pode considerar até mesmo a compra de umamoto off road usada para que você vá se adaptando com o modelo. Mesmo assim, entretanto, é muito importante que você tenha consciência dos preços e não procure opções muito baratas, já que a sua segurança deve vir em primeiro lugar.

Com a definição do orçamento você também terá uma ideia de por quais marcas procurar, seja a moto pretendida nova ou usada. Dessa forma, a busca vai ficar mais fácil porque você poderá limitar suas opções de maneira mais eficiente.

Escolha uma marca de moto off road de qualidade

Escolher sua primeira Moto off-road somente pelo preço é um erro que pode arruinar toda a experiência. Por isso, é muito importante que você priorize a qualidade e escolha uma marca renomada e que produza motos realmente seguras, confortáveis e com bom desempenho.

Se você não quiser ficar entre as marcas mais conhecidas, procure optar por fabricantes que sejam patrocinadoras de eventos off-road, por exemplo. A sua segurança é muito importante e, portanto, você deve escolher uma moto de qualidade.

Considere a manutenção

Também é fundamental que você considere a manutenção da Moto off-road, já que de nada adianta comprar um modelo importado que seja raro ou que não possua as peças para manutenção. Isso não significa que você não deva escolher modelos importados ou mais elaborados e, sim, que pensar na manutenção no futuro é importante para que você não termine se arrependendo da compra.

Procure saber se as peças do modelo pretendido estão disponíveis no Brasil, quanto custa a manutenção em geral e também o quanto de manutenção a moto exige para que você possa se planejar corretamente.

Pergunte a outros pilotos

Usar a experiência de outros pilotos também traz resultados positivos para que você possa escolher adequadamente o modelo. Se você possui um amigo adepto do off-road, uma boa opção é perguntar qual o modelo que ele recomenda para a sua primeira moto. Perguntar em discussões com outros pilotos, como nas redes sociais, também é algo que pode ajudá-lo a decidir corretamente qual moto off-road  comprar.

Comprar a sua primeira moto off-road é um passo importante para que você possa começar a se aventurar fora da estrada de verdade. Para isso, tudo começa com você sabendo qual modalidade deseja praticar e, em seguida, definindo um orçamento. Considerar a manutenção e a marca também é importante – e para ajudar em todo o processo você pode usar a valiosa opinião de outros pilotos. Ainda tem dúvidas de como comprar sua primeira moto off-road? Tem alguma dica de compra? Compartilhe e participe nos comentários.

Adicionar comentário