5 cuidados com a elétrica da moto

5 cuidados com a elétrica da moto

elétrica da moto

Se você é um bom piloto certamente preocupa-se com seu veículo: lava, troca os pneus, faz a devida manutenção. Basicamente, uma moto se divide em duas partes para manutenção: a mecânica e a elétrica. Ambas precisam de cuidados e atenções especiais.

A parte elétrica da moto tem na bateria seu principal componente. Conhecendo mais sobre ela e sobre todo o sistema elétrico, você poderá compreender melhor seu funcionamento e como cuidar bem dele.

Veja a seguir 5 cuidados que todo piloto precisa ter com o sistema elétrico da moto!

1. A bateria deve permanecer sempre carregada

A tecnologia mantém-se em contínuo desenvolvimento, o que permite que as empresas fabricantes desenvolvam produtos cada vez melhores, com alta durabilidade e resistência. As baterias mais recentes costumam durar aproximadamente 3 anos — praticamente o dobro das baterias mais antigas.

A bateria tem como função fornecer energia elétrica em corrente contínua para todos os itens da moto que necessitam de energia, como os faróis, as sinaleiras, a ignição, o motor de arranque, o painel e assim por diante.

A bateria cansada, perto do fim de sua vida útil, tende a apresentar rendimentos mais baixos. Se a bateria ficar descarregada compromete todo o sistema elétrico do veículo, causando mau funcionamento ou até impossibilitando certas ações.

Para carregar a bateria, é preciso desligar os bornes positivo e negativo. Em alguns casos, será necessário retirar a tampa. Ligue os cabos do carregador antes de conectá-lo à rede (o cabo vermelho conecta-se ao positivo e o preto ao negativo) — depois, pode ligar à rede.

Não carregue demais, não vá além da décima parte da capacidade total da bateria. A demora pode chegar a 4 horas ou mais.  Depois de carregada a bateria, desconecte o carregador. Religando os bornes da bateria, siga a ordem: primeiramente, o polo positivo e, em seguida, o negativo.

2. Fique atento à ignição

Outro cuidado é em relação à parte elétrica da moto A oxidação das conexões pode prejudicar o funcionamento da ignição. Por isso, limpe sempre aplicando um produto apropriado. Existem duas situações especiais que você deve observar:

elétrica da moto

  1. quando, ao girar a ignição, a moto não pega rapidamente, o gerador pode estar ficando debilitado;
  2. caso o piloto precise empurrar o veículo para que ele funcione, existem problemas com a ignição (a vela também pode estar queimada ou a moto pode ter problemas com giros mais elevados).

3. Verifique o sistema de refrigeração

O sistema de refrigeração pode ser a água ou ar. Mas o que impede que o motor fique muito aquecido é a circulação do ar entre os radiadores de água e óleo e as aletas do próprio motor. Certos sistemas refrigerantes são compostos por radiadores, válvulas, bombas de águas, fusíveis, ventoinhas.

Uma coisa é certa: sem água em quantidade suficiente no radiador da moto, o motor pode ficar muito aquecido e gerar problemas.

4. Mantenha a parte elétrica da moto sempre limpa

A sujeira e a ausência de lubrificação nas peças da moto tendem a gerar problemas de funcionamento. Peças sujas e sem lubrificação também correm o risco de ficar danificadas. O melhor é lavar a moto entre 1 a 2 vezes de semana, especialmente se você usa muito o veículo no dia a dia ou praticando esportes.

Tome cuidado para que os óleos e fluidos sejam puros, sem nenhum tipo de mistura que adultere o produto e comprometa os resultados.

5. Evite expor demais a parte elétrica da moto

Quando os componentes da parte elétrica da moto ficam expostos, o contato direto com poeira, água, umidade e perigos em geral, inclusive impactos, podem causar problemas graves e muitos prejuízos.

Vedar bem os componentes, usando protetores e outros recursos é uma boa maneira de evitar dores de cabeça.

E você, já cuida bem da parte elétrica da moto? Segue essas dicas? Quer deixar uma sugestão? Aproveite os espaços abaixo e faça seu comentário!

2 comentários sobre “5 cuidados com a elétrica da moto

  1. Meu patinete desligou derrepente e não liga nem pela chave e nem pelo alarme. O que faço??

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