5 conselhos que um piloto de motocross experiente daria para você

5 conselhos que um piloto de motocross experiente daria para você

Zelão 5 conselhos que um piloto de motocross experiente daria para você

Os pilotos que praticam motocross são aventureiros e corajosos, enfrentam os perigos que os terrenos e a velocidade podem oferecer. Mas, encaram os desafios como uma forma de se aperfeiçoar mais. De qualquer modo, vale a pena ouvir os conselhos de quem entende e pode orientar esses profissionais!

Confira alguns conselhos especiais de quem entende do assunto: Enzo Lopes, um piloto de motocross veterano, que já ganhou tantos títulos nacionais quanto internacionais.

Confira!

1. É importante que o piloto de motocross tenha o mínimo de habilidade

Esse é o primeiro conselho de Enzo Lopes. O conselho é geral, ou seja, Enzo aconselha o piloto a desenvolver suas habilidades sobre qualquer veículo de duas rodas especial, seja BMX ou uma moto mesmo. A vantagem de começar na BMX é que, sendo um veículo mais simples, você terá mais flexibilidade em relação aos erros e, principalmente, aos tombos que levar. Mas, nada impede que você desenvolva suas habilidades diretamente em uma moto.

O que Enzo Lopes procura ressaltar é que, pelo fato de o esporte ser arriscado, o piloto de motocross deve desenvolver suas habilidades antes de participar das corridas.

2. Conheça bem a pista que vai encarar

Outra dica do Enzo é conhecer bem a pista que você vai enfrentar. Ele propõe duas situações: o piloto pode visitar a pista e observá-la fora da moto ou visitá-la sobre a moto mesmo, dando uma olhada em tudo, ficando atento ao perfil do lugar, aos obstáculos que vai ter que enfrentar.

O que importa é fazer uma visita prévia, antes da corrida, e se familiarize com o local, com as dificuldades que vão aparecer.

3. Só entre na pista com todos os equipamentos necessários

Outra dica de ouro do Enzo Lopes para todo piloto de motocross que já tiver atingido um nível mais avançado: o piloto só deve entrar na pista com todos os equipamentos necessários para a sua proteção. Essa é uma medida da segurança que todo bom profissional deve cumprir – afinal de contas, sua segurança deve ser uma prioridade.

Ninguém pratica esportes pensando em sofrer acidentes e lesões graves – eles são uma possível consequência, mas cabe ao piloto evitar essas situações ao máximo e prevenir-se contra o pior.

Os equipamentos são formados por colete, botas, joelheiras, cotoveleiras, óculos,capacete. Lembre-se que o veículo também deve estar preparado para o desafio.

4. Domine as técnicas de motocross

Enzo afirma que a experiência só se adquire com o tempo, com a prática da atividade. E, para praticar o esporte, o piloto de motocross precisa dominar todas as suas técnicas.

Motocross consiste em alta velocidade, saltos acrobáticos e curvas perigosas, portanto é fundamental que você pratique continuamente tudo isso, em local apropriado, para tornar-se experiente e habilitado a levar alguns prêmios ou conseguir boas colocações.

Além dos movimentos técnicos, o piloto precisa de bastante concentração. Quanto mais perigosa a técnica, mais concentração se faz necessária para evitar falhas e acidentes.

5. Curta o que faz

Esse é o último conselho de Enzo Lopes. Para ele, motocross é um esporte apaixonante e o piloto deve gostar do que faz. O piloto de motocross deve curtir cada minuto do treinamento e da corrida.

Somente sendo apaixonado pelo que faz, aproveitando cada momento e sensação, um piloto pode ser realmente bem-sucedido no esporte que pratica.

O que pensa sobre as dicas de Enzo Lopes? Há quanto tempo é piloto de motocross? Gosta mesmo do esporte? Faça seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.