5 coisas que você deve se atentar ao comprar uma moto off-road usada

Enduro bike rider on action. Turn on sand terrain.

Como já vimos em outros textos de nosso blogcomprar uma moto usadarequer uma série de cuidados. Quando a moto em questão é uma moto off-road, de trilha, os cuidados tendem a ser ainda maiores. A seguir, veremos algumas dicas fundamentais para você escolher corretamente a sua moto para trilha usada. Confira!

Conheça a procedência do veículo usado

A melhor maneira para se comprar uma moto off-road usada com segurança é conhecer a procedência do veículo. Buscar motos de conhecidos ou de agências conceituadas e de renome no mercado, podem evitar possíveis problemas com motos usadas.

Busque sempre o maior número de informações possível, para evitar que o sua nova aquisição se transforme em um problema.

Trace o perfil do veículo que deseja ao comprar uma moto off-road usada

É importante que você trace o perfil do veículo que deseja ao comprar uma moto off-road usada. Defina o quanto de dinheiro você tem para investir nessa nova aquisição e, dentro disso, defina também a marca, modelo, cor e ano que deseja. Busque sempre em revendas autorizadas, assim você pode conseguir a garantia da moto, mesmo que seja usada.

Faça uma avaliação mecânica

A avaliação mecânica é requisito básico para você comprar uma moto off-road usada. Nem todos os compradores têm conhecimentos necessários para avaliar uma motocicleta, por isso, é importante passar a moto para um mecânico conhecido antes de fechar o negócio.

Como se trata de uma moto utilizada para trilha, onde o esforço do veículo pode ser maior do que na estrada, por exemplo, é importante atentar-se a uma série de sinais. Verifique se a moto já bateu, se já sofreu quedas e se as peças não possuem muitos amassados, principalmente na região do cárter e do motor.

Defina a modalidade da motocicleta

Mesmo estando em busca de uma moto para trilha, é importante saber que há várias modalidades do off-road com motos diferentes para cada uma. Confira as opções para saber qual escolher ao comprar uma moto off-road usada:

  • Trilha/urbana: para quem usa a moto para se locomover na cidade, mas sempre faz trilhas aos finais de semana;
  • Trilhas: para quem deseja andar apenas no meio do mato, essa motos precisam ter partida elétrica e suspensão mais macia;
  • Trilha/enduro: essas motos precisam tem suspensão, relação, partida e outras partes bem preparadas para ambas as ocasiões;
  • Trilha/motocross: nesse caso, depende qual a prioridade do piloto. Motos de motocross não possuem partida elétrica, algo que é fundamental para motos de trilhas.
  • Motocross: peso, força e regulagem mais dura da suspensão são características básicas desse tipo de moto.

Escolha o motor ideal

Motos off-road têm duas opções de motor: dois ou quatro tempos. E isso é um fator mais que decisivo na hora de comprar uma moto off-road usada. Motos de dois tempos possuem o dobro de potência, com a mesma cilindrada, e custam a metade do preço do que uma quatro tempos. Porém, atente-se a essa opção:  no geral elas necessitam de mais manutenção.

Motores quatro tempos são mais desenvolvidos e exigem menor habilidade do piloto. Seja qual for a escolha, observe se não há vazamento de óleo e confira se o cabeçote e o pistão não fazem barulho ao ligar o motor frio. Fumaça demais também não é um bom sinal, já que pode sinalizar que a moto pode estar queimando óleo além do normal.

Agora que você já sabe como comprar uma moto off-road usada, já pode navegar por nosso portal e escolher os melhores equipamentos para se jogar naquela trilha do final de semana!

 

Um comentário em “5 coisas que você deve se atentar ao comprar uma moto off-road usada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.