4 dicas para escolher o tamanho de capacete de moto ideal

4 dicas para escolher o tamanho de capacete de moto ideal

tamanho de capacete de moto ideal

Todo motociclista sabe da importância do capacete como equipamento de proteção — ele não só é fundamental, como é obrigatório. Porém, existem diferentes modelos de capacete e vale a pena fazer uma pesquisa antes de comprar.

Outro ponto fundamental a levar em conta é o tamanho do capacete. Sem dúvida, o tamanho compromete a eficiência do produto e, não sendo ideal, pode até atrapalhar e facilitar a ocorrência de acidentes.

Para evitar esses contratempos, separamos 4 dicas para você escolher o tamanho de capacete de moto ideal quando sair às compras!

1. Meça a circunferência de sua cabeça

Antes de comprar seu capacete, tire as medidas da circunferência de sua cabeça. Fazer isso não é difícil, basta pegar a fita métrica e passá-la acima das pontas superiores de suas orelhas, logo acima das sobrancelhas. Você deve medir a circunferência do crânio.

Você provavelmente encontrará uma medida entre 53 centímetros a 64 centímetros.

2. Consulte a tabela de medidas

Complementando a dica anterior, é preciso consultar a tabela de tamanhos para verificar qual o tamanho de capacete de moto ideal.

Veja a tabela de tamanhos mais aplicada e as medidas correspondentes:

  • XS: medida entre 53 cm a 54 cm;
  • S (tamanho pequeno): medida entre 55 cm a 56 cm;
  • M (tamanho médio): medida entre 57 cm a 58 cm;
  • L: (tamanho grande): medida entre 59 cm a 60 cm;
  • XL (tamanho extragrande): medida entre 61 cm a 62 cm;
  • XXL: medida entre 63 cm a 64 cm.

Como se pode ver, antes do tamanho pequeno e logo depois do tamanho extragrande se situam as medidas mais extremas, que seriam como o “Polo Norte” e o “Polo Sul” do grupo de tamanhos.

3. Dê preferência à medida menor ao escolher  o tamanho de capacete de moto ideal

Caso você compre em uma loja virtual que ofereça as próprias medidas como referências, não usando a tabela que se inicia com XS e termina com XXL, o ideal é sempre optar pela medida menor disponível, conforme a circunferência de seu crânio.

Assim, se ao passar a fita métrica em torno de sua cabeça, você encontrou uma medida de 56 centímetros, pode escolher um capacete com medida 55 centímetros.

Isso porque a tendência, na maioria dos capacetes, é que eles se alarguem um pouco com o uso. Assim, um capacete 55 se ajustará perfeitamente ao seu crânio com o tempo.

Quanto mais justo o capacete, melhor. Alguns motociclistas improvisam, preenchendo o “espaço restante” de um capacete mais largo com um lenço sobre a cabeça ou usando um boné. Mas é claro que não é uma prática recomendável, nem muito segura.

4. Na dúvida, pergunte

O atendimento da Zelão Racing é muito atencioso. Por isso, se sente dúvidas em escolher sozinho o tamanho de capacete de moto ideal, você pode enviar uma mensagem à loja através da página de contatos do site ou até o Messenger, na rede social da empresa. As redes sociais acabam otimizando a comunicação entre a empresa e o consumidor, o que é vantajoso para ambas as partes.

Quando uma loja não apresenta a opção de enviar mensagens por meio do site, geralmente ela disponibiliza o endereço de e-mail para o cliente que quiser contatá-la.

Algumas empresas já fazem uso do chat, que é um atendimento em tempo real e serve para tirar quaisquer dúvidas.

Se preferir, pode entrar em contato por meio de telefone, mas isso acaba sendo uma opção mais cara, principalmente se você mora em outro estado.

Está em dúvida sobre qual é o tamanho de capacete de moto ideal? Siga as dicas acima e não terá problemas! Para finalizar, deixe seu comentário sobre o post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.