4 dicas para comprar uma moto usada de qualidade e com segurança

key exchange. Motorcycle concept. friends exchanging the bike key.

É claro, e óbvio, que o sonho de todo bom motociclista é o de comprar uma moto nova, zero quilômetro. Porém, como o país não anda tão bem economicamente, uma boa opção para se economizar é procurar e escolher uma motocicleta usada. Há muitas motos usadas no mercado com boas condições de uso. Porém, é preciso cautela para comprá-las!

Na hora de comprar uma moto usada é importante checar alguns fatores para garantir qualidade e segurança. Pesquisar, checar as condições mecânicas e testar a moto podem ser algumas dicas básicas, mas é preciso ir além disso. Pensando nisso, preparamos um texto especial, com dicas e sugestões, para você encontrar a moto que melhor atenderá as suas condições e necessidades.

Busque por credibilidade ao comprar uma moto usada

A primeira dica é que você busque comprar uma moto usada de alguém conhecido. Assim, você saberá quais as reais condições da moto que está adquirindo. Porém, sabemos que essa alternativa nem sempre é possível. Neste caso, então, a dica é procurar e pesquisar em concessionárias autorizadas e lojas especializadas de renome no mercado. Assim, mesmo a moto sendo usada, você conseguirá uma garantia.

Buscar anúncios particulares, em jornais e na internet, também pode ser uma boa opção, mas requer uma maior atenção em relação às reais condições da moto.

Fique atento à documentação

Assim que você encontrar o modelo que você em boas condições, deve tomar a seguinte atitude antes de comprar uma moto usada: checar a documentação do veículo. Cheque o número do Renavam e verifique dados sobre o antigo proprietário, endereço e outras informações relevantes.

Dessa maneira, você também poderá saber se o veículo está financiado, se tem multas, se tem boa procedência. Outro item importante é checar pessoalmente a aparência da marcação do chassi e o lacre da placa, que não devem estar adulterados.

Leve um mecânico para ver a moto

Pessoas com conhecimento mínimo de mecânica, podem verificar se a condição do veículo é realmente boa antes de comprar uma moto usada. Uma dica é dar a partida na moto com o motor 100% frio, se a moto pegar de primeira, sem apresentar ruídos exagerados, ela está em boas condições. Caso contrário, não.

A fumaça que sai da motocicleta também pode lhe auxiliar a fazer esse checkup da moto. Se após aquecida a moto seguir emitindo fumaça é um sinal de que o motor está queimando óleo, ou seja, está mais perto do fim do que do início da vida.

Veja os sinais das peças

Cheque sempre as condições das peças ao comprar uma moto usada. Porcas, parafusos, ruelas, tudo isso deve estar bem firme, com sinal de moto de boa qualidade. Parafusos e porcas soltos podem ser sinais de que o motor foi desmontado. Outra peça importante pra checar é o cárter. Marcas de raspadas no asfalta são comuns, porém amassados no cárter não são bons sinais.

Manoplas e manetes também podem estar com arranhões, mas não podem estar cortados, limados ou tortos. Isso pode significar que o antigo dono teve quedas com a moto. Pedaleiras tortas também apontam para contato com o chão, ou seja, queda. Fique atento!

Agora que você já tem dicas básicas para comprar uma moto usada com segurança, navegue em nosso site e busque as peças que você precisa. Afinal, sempre há algo que precisa ser trocado na sua moto, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.