4 dicas de segurança para transportar passageiros em sua moto

4 dicas de segurança para transportar passageiros em sua moto

Zelao-4-dicas-de-seguranca-para-transportar-passageiros-em-sua-moto

A moto é um dos transportes mais eficazes no dia-a-dia, seja pela praticidade para estacionar ou ainda a eficácia na hora de enfrentar o trânsito. Por isso, muitas vezes optar por ela é uma escolha não só do piloto, mas também de amigos e familiares que decidem pegar carona. Neste caso, é preciso ficar atento as condições de segurança para transportar passageiros. Existem alguns cuidados que podem aumentar a segurança durante estes trajetos tanta para o piloto quanto para o garupa.

Confira algumas dicas de segurança para transportar passageiros.

Equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança são fundamentais para uma manter passageiro e piloto seguros. Alguns itens obrigatórios como o capacete com adesivo refletor são de conhecimento geral, mas outros itens que podem aumentar a segurança como as roupas, preferencialmente calças e jaquetas compridas são itens de segurança fundamentais para ambos. Assim como luvas, sapatos fechados

Explique o comportamento da moto

Diferente de andar de carro, quem monta a garupa de uma moto pela primeira vez precisa de uma pequena aula sobre o comportamento da moto antes de saírem. Uma das dicas de segurança para transportar passageiros que consideramos mais importantes é explicar ao garupa que ele jamais deve fazer um movimento no sentido contrário ao piloto, como por exemplo ir com o corpo para o lado contrário em uma curva.

Este comportamento pode colocar os dois em risco e tirar toda a estabilidade da moto. Assim, converse com ele sobre estes detalhes, além das curvas explique como se comportar com a moto parada, e outras questões de segurança.

Onde segurar

Outra dúvida comum de muitos caronas é onde segurar quando está na garupa, é preciso que haja um entendimento entre o piloto e o garupa. Isso porque muitas vezes se o quem está atrás segura de forma inapropriada, em freadas mais bruscas seu peso pode causar um desequilíbrio ao atingir o piloto.

Vale seguir a dica de segurança para transportar passageiros de que na maioria das vezes o melhor é que ele segure diretamente no piloto, pois garantirá mais estabilidade. Além disso, é importante que o garupa ajusta as pedaleiras traseiras no momento em que subir na moto, para garantir mais firmeza do corpo durante as manobras.

Mais uma dica de segurança para transportar passageiros

Ao se transportar um passageiro, o peso da motocicleta sofre um aumento e com ele ocorre uma mudança da resposta da motocicleta. Dentre elas durante uma freada, uma dica de segurança para transportar passageiros e manter a moto sobre controle é utilizar os freios com mais força, na mesma proporção utilizada normalmente, porém, com mais intensidade. Isso fará com que a moto tenha uma resposta mais eficiente, semelhante a quando está apenas com piloto.

Você costuma levar alguém na garupa? Se ainda não segue essas dicas é bom adotá-las para aumentar a segurança ao transportar passageiros em sua moto. Quer saber mais sobre os cuidados, as curiosidades e novidades sobre o mundo sobre duas rodas? Acompanhe o blog e acesse nosso site para se equipar e cuidar da sua moto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.