3 motivos do aquecimento da perna do garupa na moto

3 motivos do aquecimento da perna do garupa na moto

aquecimento da perna do garupa

O que faz muitas pessoas serem apaixonadas pelas motocicletas é justamente o seu caráter tão diferente dos carros. Não existem proteções externas, como a lataria do carro, não existe o controle de temperatura do ar condicionado, ou a sombra e proteção do teto. Mas a ausência de todas essas coisas, que para muitos é motivo de medo, para os amantes desses veículos é a grande maravilha da motocicleta.

Mas essas características também trazem alguns incômodos, como o aquecimento da perna do garupa. Mas você já parou para pensar o que pode provocar essa sensação? Para te ajudar a encontrar a razão, listamos os 3 motivos mais prováveis. Veja agora!

1. O funcionamento do motor super potente

A potência do motor gera calor, esse é um fato comprovado por regras da física. E são essas regras que fazem a moto se locomover. Também graças a elas podemos concluir que quanto maior a potência, mais quente ficará o motor. Dependendo do modelo da sua motocicleta, esse calor poderá ser sentido nitidamente. Tanto pelo piloto quanto pelo garupa.

Nesse ponto, é muito importante que você conheça a sua moto profundamente. Isso porque ela pode começar a apresentar um aquecimento acima do normal. Isso pode ser um sinal de que algo está errado. E somente a sua percepção aguçada pode detectar o problema cedo, antes que ele cresça e dê prejuízos.

aquecimento da perna do garupa

 

2. O escapamento provoca o aquecimento da perna do garupa

O escapamento é um cano que lança para fora do motor, para o ambiente, todos os gases que resultam da combustão. Ou seja, depois que o combustível é usado, restam gases que não podem ficar acumulados dentro do motor. Ora, se eles passam por um processo de combustão, é claro que estarão em altas temperaturas quando passarem pelo escapamento.

Esse é um fenômeno físico natural, mas assim como com os motores, é preciso ficar atento. O aumento excessivo da temperatura pode provocar o aquecimento da perna do garupa. Ou até mesmo a danificação do banco ou derretimento de peças importantes. Mas existem formas de regular melhor essa temperatura e cada modelo de motocicleta poderá receber uma solução diferente.

3. O óleo inadequado ou tipos diferentes de combustível

Os diferentes combustíveis podem ter comportamentos distintos em cada motocicleta. O álcool, principalmente, costuma aquecer o motor mais que a gasolina. Por outro lado, o uso inadequado dos óleos lubrificantes também pode aumentar a temperatura no sistema interno da motocicleta. E isso gera o aquecimento da perna do garupa e também do piloto. Em ambos os casos é importante usar os insumos recomendados pelo fabricante e manter a manutenção do veículo sempre em dia. Elas evitam que aconteçam danos graves e até acidentes.

Não há nada mais desagradável que andar de moto e sentir a perna esquentando. No começo é um pequeno incômodo, mas depois de vários quilômetros rodados, a perna pode começar a queimar literalmente. Por isso, se você notou um aquecimento da perna do garupa, é hora de checar se está tudo certo com o motor e o escapamento da sua moto. Esse pode ser um sinal de que existe um problema maior.

Você já passou por essa situação com o seu garupa? Conte nos comentários o que estava acontecendo no seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.