3 maneiras de escolher certo o capacete de moto

3 maneiras de escolher certo o capacete de moto

escolher certo o capacete de moto

Escolher certo o capacete de moto é fundamental, pois se trata de um item de segurança para o motociclista e de uso obrigatório por lei. Portanto, a escolha errada pode significar a ausência de proteção à cabeça em eventual acidente.

Mas, ao mesmo tempo, são tantos os modelos, marcas, preços e tipos que pode ser difícil fazer a escolha certa.

E é por isso que preparamos este post para você! Continue lendo e saiba como escolher o seu.

1. Atendimento às necessidades do motociclista

O capacete escolhido deve estar de acordo com as suas necessidades. Por isso, se você precisa dele para pegar a estrada ou se vai pilotar por horas, o ideal é escolher um modelo feito de fibra de carbono. O equipamento deste material tem baixo peso e muita resistência.

Além disso, certifique-se de que ele tenha um bom sistema de ventilação. Uma boa aerodinâmica evita que a viseira embace e garante a renovação do ar internamente.

Já os motociclistas de cidade para escolher certo o capacete de moto, podem optar por modelos confeccionados em fibra de vidro, por serem leves e resistentes para velocidades médias.

No entanto, em ambas as situações, prefira capacete com forro removível e confeccionado em material antibactericida e antialérgico, eles são mais higiênicos e menos propensos a desenvolver bactérias.

2. Escolher certo o capacete de moto requer um tamanho adequado

Antes de comprar, você deve saber qual o tamanho apropriado. Ele não pode ser largo, pois pode se soltar em caso de colisão, mas também não pode ficar excessivamente apertado em sua cabeça.

O ideal é que ele entre sem que você tenha que fazer muito esforço. Além disso, ele tende a se alargar com o tempo. E não se preocupe com a sensação de desconforto ao começar a utilizá-lo, pois ele vai tomando a forma de sua cabeça e se torna mais confortável.

Para saber seu tamanho, basta medir a circunferência da cabeça com uma fita métrica, você deve passá-la próxima à ponta superior das orelhas e pouco acima das sobrancelhas.

Agora, é só conferir o tamanho:

  • De 53 a 54 cm: XS
  • De 55 a 56 cm: S
  • De 57 a 58 cm: M
  • De 59 a 60 cm: L
  • De 61 a 62 cm: XL
  • De 63 a 64 cm: XXL.

3. Atendimento às exigências do DENATRAN

Escolher certo o capacete de moto, além de atender às suas necessidades, precisa atender às exigências do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), para não correr o risco de ser multado.

A primeira é que o capacete deve ter óculos de proteção ou viseira, nos padrões cristal, fumê, light ou metalizado para uso diurno. Já para uso noturno, somente no padrão cristal. Mas não basta ter a viseira, ela deve permanecer abaixada enquanto você estiver circulando.

E, ainda, garanta que a viseira ofereça a máxima visão, inclusive periférica. O Capacete LS2 é uma ótima opção.

A segunda é que ele deve ter adesivos retrorrefletivos na parte frontal, lateral e traseira. Isso garante maior visibilidade por parte dos motoristas.

E, por fim, ele deve ter o selo do Inmetro. Assim, se você pretende comprar um capacete no Brasil, só compre se ele tiver o selo. Agora, se você pretende comprar o seu capacete fora do Brasil, ele não virá com o selo do Inmetro, mas deve vir com a certificação do país de origem. Não obstante isso, é usual a aplicação de multa ao motociclista com este capacete importado. Caso isso aconteça com você, vale a pena recorrer perante o Detran.

Além disso, o capacete deve estar sempre afivelado e em perfeito estado de uso.

Esperamos que com todas essas dicas tenha ficado mais fácil escolher certo o capacete de moto!

Na Zelão Racing, você encontra uma grande variedade de modelos de capacete para escolher o que melhor atende às suas necessidades. Confira nossas opções de capacete Shark, capacete Shoei, capacete AGV e capacete Norisk!

Importantes essas dicas, não é mesmo? Então aproveite para compartilhá-la nas redes sociais para que mais motociclistas aprendam!

escolher certo o capacete de moto

Um comentário em “3 maneiras de escolher certo o capacete de moto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.